Mutirão de limpeza tira até liquidificador das margens de ribeirão em Blumenau

Movimento Nosso Rio foi promovido no fim de semana

Compartilhe:

Mutirão ocorreu no sábado (28) (Foto: Divulgação)

Um mutirão de limpeza promovido durante o fim de semana em Blumenau retirou do Ribeirão Garcia 1,4 tonelada de lixo. Entre os itens, liquidificador, notebook, cartão telefônico, câmera fotográfica e até um telefone fixo. Foi a 4ª edição do Movimento Nosso Rio, que teve a participação de 90 voluntários.

Continua após a publicidade

Na manhã de sábado (28), a iniciativa da Unimed recolheu também 20 pneus, mas foi a variedade de resíduos que chamou a atenção. Foram encontrados às margens do ribeirão desde objetos domésticos e eletrônicos, como processador de alimentos, até itens de uso pessoal, como roupas, tênis e mochilas.

Também foram recolhidos cabos de cobre, canos de PVC, mangueiras — inclusive de hidrante —, garrafas plásticas e de vidro, latinhas e uma grande quantidade de embalagens de alimentos. Entre os achados, ainda apareceram equipamentos odontológicos, seringas, escovas de dente, cartão telefônico de orelhão e cestinhas de supermercado, evidenciando diferentes origens e formas de descarte irregular.

Continua após a publicidade

Veja fotos

Criado em 2022, o Movimento Nosso Rio tenta transformar a comunidade por meio de ações de educação ambiental, contribuindo para um rio mais saudável e para uma relação mais consciente com o meio ambiente. Ao longo das edições, o movimento já retirou 11 toneladas de resíduos do Rio Itajaí-Açu.

A cada nova ação, o que se encontra nas águas reforça um alerta: o rio devolve aquilo que a cidade descarta, e a mudança desse cenário depende do compromisso coletivo.