A população brasileira está envelhecendo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 30,2 milhões de idosos, 4,8 milhões a mais do que em 2012. Isso representa um aumento de 18% em uma década na quantidade de pessoas acima dos 60 anos.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp
A terceira idade pode trazer algumas complicações na saúde, como dores no corpo, osteoartrite e doenças como Parkinson. Uma das alternativas para aliviar esses sintomas e melhorar a qualidade de vida é a massoterapia. Considerando isso, a terapeuta Lourdes Videres separou 4 efeitos positivos e comprovados para adotar de vez a massagem terapêutica em idosos. Confira!
> 8 suplementos alimentares mais consumidos
1. Alívio físico e mental
A massagem diminui o acúmulo de cortisol no corpo, também conhecido como o “hormônio do estresse”. Além disso, o toque proporciona conforto aos idosos, especialmente para aqueles que estão sem convívio social assíduo há um tempo.
Continua depois da publicidade
2. Adeus insônia
Com massagens semanais, as pessoas dormem melhor, profundamente e por mais tempo, uma vez que estão mais relaxadas. “Uma boa noite de sono melhora a saúde como um todo, já que o corpo tem mais tempo para se recuperar de cada exercício ou qualquer esforço físico”, afirma a terapeuta Lourdes Videres.

3. Ajuda a melhorar a dor e agitação
Pode ser usada como parte do tratamento para a osteoartrite, pois ajuda a melhorar a dor e rigidez. “Além do relaxamento, a massagem ajuda ‘soltando’ os músculos e, consequentemente, melhorando a função física ao longo de alguns meses”, explica a especialista. Se for realizada de maneira lenta nas costas em pacientes com Alzheimer, pode aliviar algumas das expressões de agitação que acompanham a doença.
> Alergias durante o inverno: veja como combatê-las
4. Evita lesões nas articulações e músculos
As articulações e músculos de idosos tendem a enrijecer, o que dificulta a recuperação de lesões, pois nossa amplitude de movimento é menor. A massagem ajuda a manter os músculos, tecidos conjuntivos, articulações, tendões e ligamentos mais fluidos e ainda menos sujeitos a lesões.
*Por Carol Tavares
Leia também
Gripe e resfriado: conheça as diferenças e saiba como se proteger
8 mitos e verdades sobre alimentação e emagrecimento
Atividade física ajuda a melhorar a qualidade de vida de diabéticos