Entre montanhas, araucárias e rios cristalinos, as trilhas da Serra catarinense são opções ideais para quem quer experiências ao ar livre e longe da correria do dia a dia. Conheça quatro roteiros que unem aventura, paisagens deslumbrantes e contato direto com a natureza.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Parque Natural Municipal de Lages: uma imersão verde no coração da cidade
Localizado no bairro São Paulo, em Lages, o Parque Natural Municipal (Parnamul) oferece uma pausa tranquila em meio a 234 hectares de Mata Atlântica preservada. O parque é uma unidade de conservação de proteção integral e abriga uma rica biodiversidade. Cidade mais acolhedora do Brasil tem cachoeiras de águas cristalinas para fugir do calorão em SC
As cinco trilhas (do Xaxim, da Cachoeira, da Bracatinga, da Araucária e do Bugio) são autoguiadas, com fitas coloridas e QR Codes que explicam detalhes da fauna e da flora.
A entrada é gratuita e o funcionamento vai de segunda a sexta das 8h às 11h e das 14h às 17h; fins de semana e feriados, das 14h às 17h. Grupos com mais de 15 pessoas devem agendar pelo telefone (49) 99836-1301.
Continua depois da publicidade
Trilha da Santa Cruz: mirante, balanço e cachoeiras em Bocaina do Sul
Na comunidade de Areião, a apenas 400 metros da BR-282, a Trilha da Santa Cruz combina natureza e história em um percurso de 500 metros.
De nível médio, a trilha inclui mirante, cachoeiras, área para piquenique e o famoso balanço do araucária. Pet friendly, o espaço está inserido no Recanto Vale da Paz e vem sendo estruturado para fomentar o turismo sustentável em Bocaina do Sul.
Morro do Campestre em Urubici
Com formações rochosas únicas e uma vista panorâmica de tirar o fôlego, o Morro do Campestre é um dos destaques de Urubici.
A trilha curta e acessível leva até o topo de um conjunto de pedras esculpidas pelo tempo. O local é ideal para fotos ao pôr do sol. Por estar em propriedade privada, o acesso exige pagamento de ingresso.
Continua depois da publicidade
Trilha do Rio Sete Quedas em Urubici
Também em Urubici, a Trilha do Rio Sete Quedas tem um percurso que cruza sete cachoeiras ao longo do rio, com pontos para mergulhos e descanso. Por exigir travessias dentro da água, recomenda-se o uso de roupas adequadas para caminhadas dentro da água.
Veja imagens dos locais
Leia também
Cidade mais acolhedora do Brasil tem cachoeiras de águas cristalinas para fugir do calorão em SC
As transformações do calçadão de Lages reveladas em imagens históricas