Os hábitos, que podem ser bons ou ruins, são ações que repetimos com frequência, e esses comportamentos que temos no dia a dia podem prejudicar nossa saúde mental. “Situações estressantes fazem parte da vida, mas é preciso ficar atento, além de estar sempre realizando atividades que ajudem a descontrair, como encontrar amigos, fazer exercícios e terapia”, explica o médico psiquiatra Ariel Lipman, diretor da SIG – Residência Terapêutica.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp
O psiquiatra lista 5 situações que podem piorar a saúde mental. Confira!
1. Trabalhar demais
O trabalho está diretamente ligado com a saúde mental, afinal é como passamos grande parte do nosso tempo; entretanto, quando extrapolamos o limite, isso se torna um terreno fértil para o estresse, ansiedade etc.
“É claro que tem dias em que precisamos trabalhar mais, outros menos, mas, quando isso se torna uma rotina, é momento de parar para prestar atenção no quanto isso vem afetando a cabeça”, explica o médico. Ele recomenda organizar bem os horários e separar um tempo para descansar e se divertir.
Continua depois da publicidade
2. Dormir mal
Boas noites de sono são fundamentais para o bom humor, e isso não significa dormir muito. De acordo com o psiquiatra, é importante dormir, em média, 8 horas por noite, sem acordar com frequência durante a madrugada.
“Muitas pessoas, que têm problemas de má qualidade no sono, apresentam piora na saúde mental. O sono em excesso ou a insônia podem ainda ser sintomas de ansiedade e depressão. Por isso, é importante investir no descanso”, alerta.
> Entenda por que noites mal dormidas podem prejudicar o funcionamento do corpo
3. Permanecer em relações tóxicas
O Dr. Ariel conta que é importante manter boas relações com pais, irmãos, colegas de trabalho e todos aqueles que estão na sua rotina. “Brigas e desentendimentos fazem parte de todas as relações, sejam elas profissionais, amorosas ou familiares, mas conviver com brigas é algo que precisa ser revisto e contornado”, comenta.
> 5 passos para cuidar da saúde mental dos idosos
4. Usar redes sociais em excesso
O tamanho da influência das redes sociais sobre a saúde mental e seus efeitos vêm sendo muito analisados e, de acordo com o médico, muitas horas na frente das telas podem afetar a mente por diversos motivos.
Continua depois da publicidade
“O uso excessivo de redes sociais pode resultar em uma distorção da autoimagem ou transtorno dismórfico corporal, além de fazer com que a pessoa abandone outros hábitos para usar o celular e o computador, ou seja, acaba se viciando”, explica.
5. Não se alimentar bem
A alimentação saudável e equilibrada faz bem para a saúde de uma maneira geral. Quando uma pessoa não cuida disso, pode ter diversos problemas, inclusive transtornos mentais.
*Por Beatriz Bradley Moreira
Leia também
Entenda como o estresse afeta a saúde física e mental
Conheça os benefícios da linhaça para a saúde
Pressão alta: veja o que evitar na alimentação