Em 23 de abril é celebrado o ‘Dia de São Jorge’, padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Na data, o santo, que era cristão, é homenageado entre os fiéis por sua fidelidade a Cristo, pois teria se negado a matar e perseguir os cristãos.

Continua depois da publicidade

Segundo a história, Jorge teria declarado, em meio a uma reunião com o imperador Diocleciano, que os romanos deveriam se converter ao cristianismo. O imperador, nada contente com a ideia, tentou fazê-lo desistir de sua fé, o torturando de vários modos. Mas não obtendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303 d.C.

Veja pinturas e monumentos de São Jorge

Lenda do Dragão

Segundo a tradição popular, a versão mais conhecida sobre a lenda do dragão diz que um terrível monstro estava arruinando uma cidade com seu hálito mortífero. Para que o território todo não fosse dizimado, a população saciava a sua fome com a oferta de jovens vítimas do reino em sacrifício. A filha do rei foi escolhida para ser flagelada; o monarca, sem ter quem a substituísse, se obrigou a ceder à vontade do dragão.

Continua depois da publicidade

Ao levar a filha ao destino a qual estava fadada, o rei acompanhou a princesa até às margens do lago em que o dragão vivia. De repente, um destemido cavaleiro surgiu montado em um cavalo branco e enfrentou o dragão ao ver o sofrimento dos nobres. São Jorge derrotou a fera com sua lança de aço e assegurou aos moradores locais que havia sido enviado por Cristo para vencer o mal que os assolava. Para isso, os habitantes daquelas terras deveriam se converter e se batizar.

Orações a São Jorge rogam por sua proteção (Imagem: PeopleImages.com – Yuri A | Shutterstock)

Orações a São Jorge

A seguir, confira algumas orações para homenagear o santo e pedir pela sua intercessão:

1. Oração a São Jorge

São Jorge, queremos recordar-te como recordamos a antiga tradição. Tu abandonaste os êxitos militares e distribuíste teus bens entre os pobres. Tu abandonaste os deuses poderosos do Império Romano para seguir o Messias crucificado. Tu abandonaste a segurança de tua linhagem para unir a comunidade dos cristãos. Tu destes a vida pelo amor a Jesus e ao Evangelho.

Continua depois da publicidade

São Jorge, mártir e companheiro fiel de Jesus. Gostamos de recordar de ti a luz da primavera e da Páscoa; gostamos de recordar o seu poder no combate contra a dor e a escravidão. São Jorge, ajuda aos enamorados do Evangelho e ajuda-nos a viver essa fé que tu tão intensamente viveste e sentiste, e nos ajude a fazer o possível para que todo o mundo possa sentir a felicidade da primavera.

2. Oração ao santo para conseguir emprego

São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos, ajuda-me a conseguir um bom emprego; faz com que eu seja benquisto por todos; superiores, colegas e subordinados; que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no meu serviço; vela por mim e pelos meus, protegendo-nos sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e harmonia a todos os que nos cercam. Amém.

3. Oração a São Jorge para ter proteção

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés, não me alcancem; tendo mãos, não me peguem; tendo olhos, não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo, o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar; cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Continua depois da publicidade

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de Sua santa e divina graça; Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com Sua divina misericórdia e grande poder, seja meu Defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja, com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge, rogai por nós.

4. Oração ao santo para livrar-se dos pecados

Ó Deus onipotente, que nos protegeis pelos méritos e as bênçãos de São Jorge, fazei que este grande mártir, com sua couraça, sua espada, e seu escudo; que representam a fé, a esperança, e a caridade; ilumine os nossos caminhos e fortaleça o nosso ânimo nas lutas da vida. Dê firmeza à nossa vontade contra as tramas do maligno, para que, vencendo na terra, como São Jorge venceu, possamos triunfar no céu convosco, e participar das eternas alegrias. Amém!

Continua depois da publicidade

5. Oração da espada de São Jorge

Ó glorioso guerreiro São Jorge, eu te suplico confiante que serei atendido, neste momento difícil da minha vida, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, com vossa espada de luta, venha cortar todo mal e principalmente (faça o pedido). Com a força do teu poder de defesa, eu me coloco na proteção do teu escudo, para combater todo mal ou influência negativa que estiver em meu caminho. Amém. São Jorge cavaleiro, guiai-me. São Jorge Guerreiro, defendei-me. São Jorge Mártir, protegei-me.

Destaques do NSC Total