Com ingredientes ousados, técnicas milenares e sabores que fogem do óbvio, a gastronomia asiática conquistou Santa Catarina. Em Florianópolis, o paladar amadureceu, e o público tem buscado novas formas de explorar os sabores orientais, para além do salmão. Um dos restaurantes que oferecem o tradicional com um toque de ousadia é o Noma.
Continua depois da publicidade
Com uma proposta que mescla a gastronomia asiática clássica a um toque moderno e ousado, o restaurante transcende o paladar de quem quer explorar sabores. Além disso, o restaurante está em dois lugares: em Jurerê Internacional, uma das regiões mais nobres da capital catarinense, ou no Centro, em um formato de rooftop, que oferece uma vista privilegiada à Ponte Hercílio Luz.
Se você busca experiências asiáticas que fogem do óbvio, mas não sabe por onde começar, selecionamos 5 pratos do cardápio do Noma para provar no próximo jantar.
5 pratos asiáticos para o seu próximo jantar
1- Black Cod, ou bacalhau negro do Alasca:
Se você está acostumado com o bacalhau salgado das tradições europeias, prepare-se para um sabor totalmente novo. O Black Cod (Bacalhau Negro) é uma das proteínas mais exclusivas e cobiçadas do mundo, pescada em profundidades abissais nas águas geladas do Alasca.
Continua depois da publicidade
No Noma, o peixe passa por um processo de cura e marinação que dura três dias em uma base especial de missô, pasta de soja fermentada. Essa técnica quebra as fibras do peixe de forma delicada e resulta em uma textura amanteigada.

2- Hand Roll de Enguia com Lichia
A enguia, ou unagi, é uma iguaria reverenciada no Japão, conhecida por ter uma carne rica em óleos saudáveis. Esse prato é bastante tradicional na culinária asiática, mas no Noma, surge com uma apresentação moderna: no formato de hand roll.
Esse tipo de sushi é prático e informal. Na receita do Noma, ele é acompanhado de alga nori e arroz shari, o que oferece uma experiência de sabor intenso e crocância.

3- Carpaccio de Wagyu
Considerada a carne mais nobre e cara do mundo, o Wagyu é famoso pela aparência marmorizada, que é resultado de veias de gordura intramuscular que parecem desenhos em mármore. Esse tipo de carne é raro, e para o paladar, entrega um sabor amanteigado.
Continua depois da publicidade
No Noma, o Wagyu ganha uma apresentação em formato de carpaccio, ou seja, carne servida em cortes ultra finos. Ainda, o prato é finalizado com salsa trufada e flor de sal, o que eleva as texturas do prato.

4 – Crab Dynamite
Conhecida mundialmente como o caranguejo gigante das águas profundas, a Centolla é um ingrediente muito famoso na alta gastronomia. Diferente do caranguejo comum, a carne é firme, adocicada e possui uma coloração vibrante. No cardápio do Noma, esse corte aparece no prato Crab Dynamite, que leva Centolla, camarão e kanikama.
Todos os ingredientes são envoltos em uma folha de soja, que substitui a tradicional alga escura. Ainda, o prato leva o molho diamante, que traz uma picância equilibrada e cremosa ao resultado final.

5- Pad Thai
Para quem não abre mão de um prato quente reconfortante, o Pad Thai do Noma é a escolha certa. O noodle de arroz é salteado no wok com broto de feijão, amendoim tostado e o autêntico molho agridoce de tamarindo. Disponível nas versões camarão, frango ou vegano, é uma viagem direta aos sabores da Tailândia.
Continua depois da publicidade

Restaurante ideal para encontrar essas experiências em Florianópolis
Todas as iguarias estão no cardápio do Noma, um refúgio da alta gastronomia asiática que tem duas unidades na capital catarinense. Além da experiência gastronômica, o Noma oferece música, arte e arquitetura no mesmo ambiente. O design do espaço entrega conforto, seja em um encontro romântico à luz de velas, em uma celebração de família ou em um happy hour descontraído entre amigos que buscam algo além do comum.

