Os sonhos são uma porta de entrada para o subconsciente e não faltam interpretações generalistas por aí. No entanto, existem técnicas certeiras para compreender corretamente – e de maneira pessoal – o que eles tentam nos dizer enquanto dormimos. 

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Um dos métodos da psicanálise, por exemplo, é manter um diário dos sonhos. Para isso, Priscila Charbonnières, fundadora do Soulloop, astróloga e life coach com mais de 20 anos de experiência, compartilha 6 dicas sobre como interpretar seus sonhos de maneira responsável e personalizada. Confira!

1. Se programe antes de dormir

Antes de dormir, já deitada na cama, faça uma respiração profunda. Relaxe todo o corpo, deixe os músculos derreterem no colchão e coloque toda a sua atenção no abdômen durante a respiração. Então, antes de dormir você pensa em uma pergunta e pede pra sonhar com aquela questão. Esse é um exercício que favorece que você tenha mais contato com os seus sonhos e subconsciente. Ao acordar, anote o que sonhou.

Continua depois da publicidade

2. Levante-se devagar ao acordar

Quando acordar, evite começar alguma atividade. Fique de olhos fechados por mais ou menos 5 minutos, entre o sono e a vigília, para deixar as imagens e as sensações dos sonhos continuarem. É neste momento que o cérebro está em alfa e que conseguimos acessar as imagens e o subconsciente.

3. Observe o sentimento que o sonho te traz

Que emoções prevaleceram neste sonho? Essa é uma parte muito importante. É aí que está a resposta, o restante é simbolismo. Se o sonho trouxe aquela emoção, é porque você está precisando lidar com ela, precisa digerir alguma coisa.

Mulher deitada na cama dormindo
Imagens e símbolos dos sonhos têm diferentes significados para cada pessoa (Imagem: Ground Picture | Shutterstock)

4. Esteja atento às imagens e símbolos dos sonhos

Além de observar as imagens e símbolos, procure as suas ligações pessoais e emocionais com aqueles símbolos. “Por exemplo, eu sonhei com um cachorro e, para mim, o cachorro significa acolhimento, família e diversão. Mas para outra pessoa pode significar ameaça, medo, perdas”, ensina a astróloga. Dê significado aos símbolos que aparecem nos seus sonhos. Essas são as respostas corretas, porque o símbolo tem um significado diferente para cada pessoa.

Continua depois da publicidade

5. Perceba se o sonho é mundano ou simbólico

O sonho que vem do inconsciente, o mundano, traz informações que você não conseguiu processar ao longo do dia ou semana anterior. “Nós não registramos no cérebro tudo aquilo que observamos, nossa mente não dá conta de armazenar toda a informação”, diz a especialista.

Por isso, as informações ficam guardadas na mente inconsciente e durante o sonho aparecem através de símbolos e imagens por causa da área do cérebro em que estamos trabalhando. Só você vai saber se é um sonho simbólico ou mundano. O simbólico vem da alma, ele tem mais significado, é mais profundo e mais importante para você.

6. Mantenha e revisite um diário dos sonhos

É importante manter um diário dos sonhos atualizado e revisitá-lo com frequência. Às vezes no dia em que você está escrevendo o seu sonho, você ainda está muito envolvida nele. Após um período, podem acontecer coisas que vão fazer você entender um sonho antigo ou mesmo ter uma outra perspectiva para aquele sonho antigo que deve trazer uma clareza enorme.

Continua depois da publicidade

Por Marina Marques

Leia também

Conheça os 5 elementos do Horóscopo Chinês

Viagem ideal para cada signo do zodíaco

​​Mitos e verdades sobre as características dos signos

Destaques do NSC Total