O brócolis, ao lado da couve-flor, repolho e agrião, pertence à família dos crucíferos. Isso significa que, assim como os demais vegetais da categoria, ele é rico em fibras, micronutrientes e vitaminas A, C, E e K, que desempenham um papel fundamental na manutenção das funções do organismo.

Continua depois da publicidade

Segundo uma pesquisa publicada na revista científica ACS Central Science, o consumo regular de brócolis pode ajudar a prevenir e tratar problemas como AVC (acidente vascular cerebral), devido a um composto químico natural presente em sua composição, abrindo caminho para o desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento.

A seguir, veja mais detalhes sobre os benefícios do vegetal e como consumi-lo!

Continua depois da publicidade

1. Fortalece o sistema imunológico

O brócolis contém betacaroteno que é convertido em vitamina A no corpo. Esse nutriente é crucial para manter a integridade das barreiras mucosas, como a pele e os revestimentos dos tratos respiratório e digestivo, sendo a primeira linha de defesa contra patógenos.

O vegetal também é rico em vitamina C, um antioxidante poderoso. “A vitamina C atua diretamente nas nossas células de defesa e ajuda a combater os microrganismos causadores de doenças, fortalecendo nossos anticorpos”, acrescenta a farmacêutica Luciana Rocha.

2. Melhora a digestão

Excelente fonte de fibras dietéticas, o brócolis desempenha um papel importante na digestão. Isso porque as fibras ajudam a adicionar volume às fezes, facilitando a passagem pelo trato digestivo. “[As fibras] favorecem o trânsito do intestino, já que eles exercem função importante na formação do bolo fecal e na manutenção da flora intestinal”, acrescenta a nutricionista Ronimara Santos.

Continua depois da publicidade

3. Ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue

Por ter um baixo índice glicêmico (IG), esse vegetal faz com que os alimentos sejam digeridos e absorvidos mais lentamente, resultando em um aumento gradual dos níveis de glicose no sangue. Segundo a nutróloga Dra. Marcella Garcez, evitar picos de glicemia pode trazer uma série de benefícios ao corpo, como:

  • Regular o apetite;
  • Reduz o consumo excessivo de calorias;
  • Diminui o acúmulo de gordura corporal;
  • Promove a queima de gordura como fonte de energia.

4. Auxilia na redução da pressão alta

O alto teor de potássio do brócolis pode ajudar a reduzir a pressão alta, pois a substância ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos, atuando como um vasodilatador, e equilibra os níveis de sódio no corpo. Segundo a Dra. Marcella Garcez, o potássio ajuda o corpo a excretar mais sódio na urina. “[…] Vale lembrar que o aumento da ingestão de potássio tem sido relacionado também à prevenção de outros riscos cardiovasculares”, acrescenta a médica.

Continua depois da publicidade

O consumo de brócolis pode favorecer a saúde dos olhos (Imagem: Dani Vincek | Shutterstock)

5. Ajuda a proteger os olhos

O brócolis é uma boa fonte de luteína e zeaxantina, dois antioxidantes carotenoides encontrados em alta concentração na mácula dos olhos. Esses compostos ajudam a proteger os olhos dos danos causados pela luz azul e pela radiação ultravioleta, reduzindo o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e catarata.

6. Evita problemas nas articulações

A vitamina K presente no brócolis desempenha um papel crucial na saúde dos ossos e articulações, pois ajuda na mineralização óssea e ajuda a reduzir o risco de osteoporose e fraturas. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na proteção das articulações contra danos oxidativos, assim como o ácido alfa-lipóico.

7. Combate o envelhecimento

O brócolis é rico em antioxidantes, como a vitamina C e E e o betacaroteno, que desempenham um papel importante na prevenção do envelhecimento da pele e anexos cutâneos, pois “ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, moléculas instáveis que podem causar estresse oxidativo, que está associado ao envelhecimento prematuro da pele e a uma variedade de problemas dermatológicos”, explica a Dra. Marcella Garcez.

Continua depois da publicidade

Como incluir o brócolis na dieta?

O brócolis pode ser adicionado à rotina alimentar de variadas maneiras:

  • Saladas: adicione brócolis cru ou levemente cozido às saladas;
  • Sopas: use brócolis em sopas e caldos para aumentar o conteúdo de nutrientes;
  • Assados: asse o brócolis com um pouco de azeite, sal e pimenta-do-reino para um acompanhamento saboroso;
  • Smoothies: coloque pequenas porções de brócolis em smoothies verdes para um impulso de nutrientes;
  • Refogados: cozinhe brócolis com outros vegetais e proteínas magras.

Destaques do NSC Total