Uma pequena e curiosa cidade com cerca de 3,6 mil habitantes, no Oeste de Santa Catarina, abriga uma cratera rara e histórica, resultado do impacto de um asteroide, que caiu na região há 80 milhões de anos. Inclusive, a área urbana do município foi construída na borda da cratera, e até hoje recebe cientistas e curiosos.
Continua depois da publicidade
São 12 quilômetros de diâmetro, que revelam um passado distante, de uma época em que a terra ainda era habitada por dinossauros e seres pré-históricos. É estimado que a rocha espacial tinha 550 metros de diâmetro quando atingiu o solo de Vargeão.
Veja fotos da cidade que abriga cratera causada por asteroide caído há milhões de anos
A queda da rocha foi comprovada após estudos que começaram há 47 anos. As análises ao longo do tempo foram publicadas em artigos e colocaram o “O Domo de Vargeão” (como a cratera é chamada) na lista da Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (Sigep), órgão vinculado ao Governo Federal.
Para o Pesquisador do tema e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Álvaro Penteado Crósta, o impacto da colisão foi o equivalente a 500 mil bombas nucleares como a que devastou Hiroshima. Ele ainda explica sobre a raridade das crateras em nosso planeta:
— Crateras são raras aqui na Terra. Elas existem, na Lua, em Marte, mas aqui elas não sobreviveram aos processos geológicos, à erosão, sedimentação, movimento das placas tectônicas. As cerca de 200 que existem são sítios de interesse geológico que representam um pedacinho da evolução da história do nosso planeta — relata.
Continua depois da publicidade
Cratera desperta curiosidade de pesquisadores estrangeiros
Diversos geólogos visitaram a cidade de Vargeão em junho do ano passado, para observar e aprofundar os estudos sobre as crateras da região, que se assemelham a formações rochosas coletadas nas missões lunares da NASA.
Segundo a prefeitura da cidade, a comitiva de pesquisadores contava com Álvaro Penteado Crósta, geólogo e pesquisador reconhecido internacionalmente, Professor Gabriel Silva (SP) e dois geólogos italianos, Gabrielle Giulli e Valeria de Santis. Os pesquisadores foram recepcionados pelo prefeito Amarildo Paglia, que acompanhou a agenda de visitas científicas no município.
A equipe visitou o Museu de Vargeão e outros pontos estratégicos utilizados para análise geológica, como formações rochosas no interior do Domo, áreas de afloramento e marcos naturais da cratera, uma das únicas de impacto preservadas no Brasil.
De acordo com a prefeitura da cidade, a relevância geológica da cratera atrai olhares de todo o mundo, por causa de suas formações rochosas que se assemelham às coletadas nas missões lunares da NASA: “Esse paralelo desperta o interesse direto de cientistas que buscam compreender a origem e composição de materiais extraterrestres”.
Continua depois da publicidade
O que fazer na terra do meteoro?
Além de atrair pesquisadores e turistas pela cratera milenar, a cidade de Vargeão também possui diversos atrativos turísticos e belezas naturais para quem deseja aproveitar um dia tranquilo de passeio. Entre os principais pontos para conhecer está o Mirante do Acesso do Meio, de onde é possível observar a geografia peculiar do município e visualizar as bordas da cratera, além de apreciar a vista panorâmica da região.
Para os apaixonados por história, o Centro de Memória e Cultura Vargeonense é uma excelente opção de passeio. O local resgata as origens de Vargeão, nele, há três salas que retratam as memórias do Imigrante, do Caboclo e do Conego Willibaldo. As visitas são feiras por meio de agendamento com a Diretoria de Cultura e Turismo, através do contato (49) 3050-5518.
A Paróquia São Pedro Apóstolo também recebe turistas e fiéis, a igreja está localizada na Rua 07 de Setembro, Nº 458 e carrega a herança dos imigrantes italianos e caboclos que colonizaram a cidade.
Outra parada obrigatória é a Fonte D’água do Acesso Esperidião Amim, o acesso é feito por trilha e inúmeras pessoas passam pelo local para contemplar a água que brota das pedras.
Continua depois da publicidade
Localização
A cidade de Vargeão está localizada região Oeste de Santa Catarina, e inserida no Alto Vale do Rio Irani. O munícipio está a cerca de 516 km da capital Florianópolis, e quem deseja visitar a terra dos meteoros deve embarca em uma viagem um tanto quanto longa, com cerca de 7h de duração.
Conheça Vargeão
*Com informações do portal G1 SC


















