Em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, a cidade abriga segredos pré-históricos em cavernas que foram construídas há milhares de anos. As paleotocas são túneis enormes cavados por animais antigos, pesquisadores estimam que as cavernas são obras de preguiças e tatus gigantes. Atualmente, o local é protegido por lei.
Continua depois da publicidade
A paletoca de Xaxim tem ao menos cinco galerias, que podem ter sido ocupadas por diferentes organismos ao longo do tempo. Segundo o geólogo Juarês Aumond, é muito provável que essas estruturas tenham sido cavadas por preguiças-gigantes, que ocuparam o hemisfério sul por 600 mil anos, e foram extintas cerca de 10 mil anos atrás.
No entanto, Aumond pontua que é muito difícil definir com certeza quais animais construíram estas estruturas pré-históricas. Ao menos dez paleotocas já foram descobertas em Santa Catarina, e elas estão espalhadas pelo Estado. Há cavernas no Norte, no Sul e na Serra catarinenses, e algumas delas podem ser visitadas.
Nestas estruturas, as preguiças se escondiam das ameaças. Elas costumavam voltar com frequência a elas, garantindo um local seguro, principalmente nos períodos mais frios.
Veja como são as Paleotocas em Santa Catarina
América do Sul é referência
Paleotocas gigantes são uma exclusividade da América do Sul, de acordo com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Essa ocorrência é incomum em outros continentes por conta do desenvolvimento geológico das regiões.
Continua depois da publicidade
Até 2013, o Rio Grande do Sul abrigava mais de 600 paleotocas. Hoje, o número chega a cerca de 1 mil, segundo especialistas. A maioria delas se encontra em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Xaxim além dos túneis pré-históricos
Apesar de chamar atenção peloso túneis pré-históricos, Xaxim oferece diversas opções de passeio para aqueles que desejam conhecer a cidade. Entre os destaques está a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, considerada o principal cartão-postal da cidade, com arquitetura em estilo gótico e imponência histórica que chama a atenção logo no centro, na Praça Frei Bruno.
Para quem busca contato com a natureza, a Gruta Pedro Guerreiro é patrimônio público desde 1990 e fica à apenas 5km de distância do centro da cidade, o local é ótimo para caminhadas e para quem gosta de apreciar uma boa paisagem.
Além disso, turistas podem aproveitar um dia de vivência cultural, no Villaggio Famiglia Rossoni, considerado um verdadeiro pedaço da Itália na cidade. O local oferece comida típica italiana em um cenário ambientado como ua casa da década de 1950, com móveis de época e carregada de histórias.
Continua depois da publicidade
Conheça os pontos turísticos da cidade
Localização
Xaxim está localizado no Oeste de Santa Catarina, e faz divisa com municípios como Xanxerê, Cordilheira Alta e Coronel Freitas. A cidade está a cerca de 530 km de Florianópolis, o que pode resultar em um trajeto de mais de 7h entre a capital do Estado e a cidade dos túneis pré-históricos.
*Com informações do portal G1













