Quando as muralhas de Cittadella foram erguidas, em 1220, a intenção era clara: proteger. Séculos depois, a obra permanece sólida e ainda define o ritmo da visita.
Continua depois da publicidade
A cidade murada do Vêneto preserva um dos sistemas defensivos mais bem conservados da Europa e é a única que mantém o caminho de patrulha totalmente acessível ao público.
Com formato elíptico irregular e traçado quadriculado, Cittadella virou caso de estudo e cenário perfeito para um roteiro de moto, cruzando as planícies da região.
Como acessar rapidamente a partir de Pádua
Para chegar, basta sair de Pádua e seguir pela SS47 Valsugana: em cerca de quarenta minutos, a estrada coloca o viajante diante dos portões medievais da cidade.
Continua depois da publicidade
O trajeto pode ser ampliado com uma extensão até Bassano del Grappa e o Altopiano dei Sette Comuni, adicionando curvas e paisagens sem complicar a logística.
Onde a cidade se encaixa no mapa
Na província de Pádua, Cittadella está em uma área plana, a 48 metros de altitude, apesar de próxima ao Monte Grappa e ao Planalto de Sette Comuni.
Com cerca de vinte mil habitantes, fica entre Pádua, Vicenza e Treviso e se apoia no cruzamento das estradas Postumia e Valsugana, ponto estratégico desde sempre.
Continua depois da publicidade
As paradas essenciais no centro histórico
O passeio pelas muralhas é o grande programa: quatro portões, uma volta completa que dura em torno de 45 minutos e ingresso de €5.
A passarela se mantém a 15 metros, mas alcança 30 metros nas torres; a circunferência total chega a 1.461 metros, o suficiente para render vistas em todos os lados.
No miolo urbano, o Teatro Sociale, na Via Indipendenza, 19, reúne fachada neoclássica e afrescos com flores e cupidos; a visita custa €3, fora dos horários de espetáculo.
Continua depois da publicidade
A Catedral, dedicada aos Santos Prosdocimo e Donato, foi erguida no século XVIII e substituiu a igreja do século XIII; a galeria de arte pode ser acessada por 5 euros.
Quem prefere um único passe pode optar pelo Cittadella Card: 10 euros para visitar as Muralhas e o Passeio Ronda, o Museu da Catedral, o Teatro, o Palazzo Pretorio e o Oratório del Salvatore.
Como é a cidade
Escolhas do editor para você: A pequena cidade no litoral brasileiro que é mais velha do que o próprio país e Praia única no mundo e queridinha dos turistas pode desaparecer em poucos anos
Continua depois da publicidade




