Uma foto histórica ganhou as redes sociais nesta semana. A imagem mostra o primeiro paciente a ser transplantado do coração em Santa Catarina. A cirurgia ocorreu no dia 9 de junho de 2000, no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, e foi um marco para o Estado.
Continua depois da publicidade
O registro feito pelo fotógrafo Gilmar de Souza ganhou as páginas do Santa. Passados 25 anos, o médico Frederico José Di Giovanni lembra como se fosse hoje do paciente e dispara o nome: era Altamiro Calixto. Pintor, casado e com um filho de apenas oito anos de idade.
Calixto, com 33 anos, já tinha enfrentado três cirurgias cardíacas e chegou o momento em que só um transplante poderia garantir a vida dele. A foto emblemática foi tirada um dia após a cirurgia, considerada um sucesso, recorda o cardiologista.
Na época, Calixto, morador de Itajaí, se tornou uma referência e inspiração para outros pacientes que aguardavam na fila de espera por um coração. Também se tornou um porta-voz na imprensa quando o assunto era transplante.
— Era um homem muito ativo. Ele viveu por mais 10 anos, até que sofreu um mal súbito na praia e faleceu — comenta Di Giovanni.
Continua depois da publicidade
O Santa noticiou também que, quatro meses após o transplante, Calixto encontrou a família do doador, Vilson Fagundes Estevam.





