A tecnologia blockchain na educação é parte da transformação digital no sistema de ensino global. Desde a pandemia da Covid-19, muitas instituições aderiram a um formato mais moderno em suas operações, visando explorar alguns recursos tecnológicos dentro dos seus métodos educacionais.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O que é tecnologia blockchain?

Em meio a todas essas ferramentas, a tecnologia blockchain certamente se destaca como uma das mais inovadoras. O recurso foi criado como uma forma de garantir autenticidade a documentos e informações digitais. Uma rede blockchain é capaz de rastrear e validar dados com praticidade, podendo garantir benefícios como:

  • Validação de diplomas;
  • Rastreamento preciso de históricos escolares;
  • Mais eficiência no processo de transferências;
  • Otimização da gestão escolar.

A seguir, entenda como essa ferramenta está transformando a educação moderna no que diz respeito à emissão e validação de diplomas.

Continua depois da publicidade

Benefícios da tecnologia blockchain na educação

Hoje em dia, grande parte das instituições educacionais abriram mão dos diplomas físicos. Seja uma graduação superior, um doutorado ou até mesmo um curso profissionalizante, já é bem comum receber um diploma exclusivamente digital ao concluir seu plano de ensino.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o documento não perde seu valor ao ser emitido em um formato intangível. A tecnologia blockchain consegue assegurar que aquele diploma é válido e está de acordo com os principais órgãos educacionais do país. O arquivo é intransferível e único, facilitando o rastreamento de sua origem.

Benefícios da tecnologia blockchain para o estudante

Já para o estudante o uso da tecnologia blockchain na educação também é amplamente vantajoso. Compartilhar seus diplomas e conquistas acadêmicas nunca foi tão fácil, dispensando a necessidade de estar sempre levando uma cópia física consigo. Isso é especialmente vantajoso em oportunidades de trabalho.

Graças à popularização do sistema de ensino a distância, a combinação dessas tecnologias vem garantindo formas totalmente novas de se investir na vida acadêmica. Instituições de diversas partes do mundo se tornam acessíveis a todos – sempre com diplomas válidos e altamente rastreáveis.

Continua depois da publicidade

Benefícios da tecnologia blockchain na gestão escolar

O blockchain também permite às instituições de ensino apurarem informações importantes, como o histórico escolar, com muito mais praticidade. Dessa forma, é possível realizar processos como transferências de uma forma bem menos burocrática, facilitando para ambos os lados.

Investindo em um sistema avançado para a geração de diplomas, toda a gestão escolar é beneficiada. A rede blockchain já emite o arquivo com todos os níveis de segurança desejados, prontos para serem compartilhados e reconhecidos em qualquer outro lugar. Muitos processos operacionais são otimizados a partir disso.

A tecnologia blockchain na educação ainda está dando seus primeiros passos, mas certamente já conseguiu transformar o segmento. Com a evolução da ferramenta, seu potencial poderá ser cada vez mais explorado dentro do setor.   

Leia mais

O que fazer para não “viciar” a bateria do seu smartphone

Big data e cibersegurança: qual a ligação entre o volume de dados e a proteção digital?

Destaques do NSC Total