nsc
dc

Daniel Leipnitz

A tecnologia durante tempos de pandemia

Em meio a um cenário de incerteza, transformação digital acelera tendências sociais

24/04/2020 - 09h34

Compartilhe

Por Tech SC
A tecnologia durante tempos de pandemia
A tecnologia durante tempos de pandemia
(Foto: )
nsc
(Foto: )

A pandemia do novo coronavírus tem impactado diretamente a economia global, gerando grandes mudanças sociais. No meio de uma crise, padrões de comportamento e hábitos que antes pareciam tão fixados na nossa rotina tendem a sofrer transformações – desde a adoção do trabalho remoto até novas experiências de compra. O momento atual está sendo um grande catalisador do futuro – e a tecnologia se encontra na linha de frente para esse novo cenário.

>> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Alguns novos padrões já podem ser observados, como professores que tiveram que se adaptar à educação a distância, empresas que buscaram novas funcionalidades para conseguir integrar as equipes e ter produtividade durante o trabalho remoto e negócios baseados em vendas presenciais que começaram a operar via e-commerce – atividade que, segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), aumentou 100% em relação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, as experiências culturais, com transmissões ao vivo de shows e espetáculos, também devem alterar a forma como socializamos com amigos e familiares.

Impulsionada pelas medidas de isolamento decretadas por diversas prefeituras e governos estaduais, a transformação digital antecipou tendências e ideias que poderiam surgir muito mais à frente. A tecnologia está aprimorando, além de novas ferramentas, o trabalho dos profissionais de saúde no combate e prevenção da Covid-19.

Em meio a tantas adaptações por conta das medidas restritivas, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) iniciou no fim de março um Plano de Ação para ajudar empresas de tecnologia. Além disso, lançou tanto um hotsite como uma agenda de webinars gratuitos buscando minimizar os impactos econômicos gerados pela pandemia e fortalecer ainda mais a união do setor. De 23 de março a 17 de abril, a entidade realizou nove webinars e 40 mentorias, mapeou 59 linhas de crédito e 48 tecnologias para ajudar na crise. No total, foram 300 atendimentos feitos aos associados.

Partindo da perspectiva de incerteza do cenário atual, não é possível prever o que mais podemos enfrentar. Porém, de uma coisa tenho certeza: nossa realidade nunca mais será como antes. O propósito das organizações terá que se transformar. Ter como objetivo maior ajudar as pessoas e defender a saúde dos cidadãos, tendo a tecnologia como aliada, será imprescindível para um cenário mais positivo nos próximos anos que virão.

>> Acesse outras notícias sobre o universo da tecnologia em Santa Catarina no Tech SC

Colunistas