Pioneirismo, inovação pedagógica e impacto transformador no cenário educacional de Florianópolis são alguns dos pontos que marcam a trajetória dos 35 anos do Grupo Educacional Teddy Bear. Fundada em 1990 pelo casal Luciana Machado De Franceschi e Tony De Franceschi, a escola nasceu do sonho de criar uma metodologia própria de ensino de inglês, voltada exclusivamente para crianças e adolescentes, algo inédito no Sul do Brasil naquela época.

Continua depois da publicidade

Com o apoio de Tony, que atuava na área de comunicação e publicidade, a professora de inglês Luciana, uma apaixonada por educação e metodologias inovadoras, iniciou essa jornada com a abertura da primeira unidade no bairro Coqueiros. O sucesso da primeira escola impulsionou a expansão com novas unidades no centro da cidade, em 1997, na Rua Ferreira Lima e, em 2000, na Rua Bocaiúva, consolidando a presença da marca em Florianópolis.

Mais do que uma escola de inglês, a Teddy Bear transformou-se em um grupo educacional completo, com atuação no segmento de escolas de inglês com metodologia própria (Teddy Bear Cultural), gestão e educação bilíngue para escolas regulares (Teddy Bear Bilíngue for Schools) e intercâmbio internacional (Canada Intercambio SC). “A missão que começou com o ensino de inglês para crianças e adolescentes evoluiu para um propósito maior: criar possibilidades que despertem os novos protagonistas do seu mundo, apoiado pelos pilares ‘Mindset Criativo’, ‘Talento Humano’, ‘Encantadores’, ‘Consciência Infantil’ e ‘Innovation Believers’”, compartilha Luciana, que além de co-fundadora, também é diretora pedagógica e de marketing.

Metodologia exclusiva

Entre os principais legados, nessas mais de três décadas, estão a criação de uma metodologia exclusiva ‘Learn by Doing’ e a implementação de programas educacionais como ‘Storytelling‘, ‘Reading & Writing’, ‘Backyard’, ‘Learning & Tech’, ‘Cooking Experience’, ‘Plant & Harvest’, ‘Bearfest’, ‘Snack Time’ e ‘Social & Emotional Program’. “Todos os programas são desenhados para promover o protagonismo, o aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades multidisciplinares”, ressalta Luciana.

Com milhares de estudantes formados, muitos deles atuando como profissionais de destaque, a Teddy Bear tem deixado uma marca duradoura no mercado educacional, influenciando metodologias, formando cidadãos bilíngues e promovendo o intercâmbio cultural desde a infância.

Continua depois da publicidade

O futuro da instituição segue pautado pela inovação e pela continuidade do legado. Para isso, a Teddy Bear investe constantemente na formação docente, com mais de 120 horas por ano em capacitação, participando ativamente de feiras e eventos do setor e projetando novas expansões territoriais e digitais. “Os objetivos do Grupo incluem o fortalecimento da atuação como grupo educacional, mantendo e expandindo o legado humanizado e inovador para futuras gerações de estudantes, tornando-se uma referência na educação bilíngue, trazendo uma metodologia capaz de transformar o mercado educacional e inspirar novas práticas no setor”, completa a co-fundadora.

Atualmente, a Teddy Bear conta com uma equipe multidisciplinar formada por mais de 60 colaboradores entre educadores, conteudistas, profissionais administrativos e gestores.