A novela A Viagem ganha mais uma reprise a partir desta segunda-feira (12) no Vale a Pena Ver de Novo. A trama é considerada um dos clássicos da televisão brasileira e sempre é sucesso quando é exibida.

Continua depois da publicidade

A principal característica de A Viagem é ser uma novela com a temática espírita. A história da novela é baseada na obra e filosofia de Allan Kardec, codificador do Espiritismo, e também do médium Chico Xavier.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Relembre o elenco de A Viagem

Continua depois da publicidade

Como a novela retratava o espiritismo

Para retratar a religião espírita na novela, Ivani Ribeiro usou vários elementos das obras de Kardec, mas incluiu também algumas discussões sobre preconceitos com a religião, discussão entre ciência e fé, e também explicou para leigos alguns fundamentos da religião.

Isso era feito principalmente através do personagem do Dr. Alberto (Cláudio Cavalcanti), médico e médium na novela. Outros preceitos foram tratados em situações da novela que se repetiam, mas que eram explicadas através da obra de Kardec.

Era o caso das irmãs Diná (Christiane Torloni) e Estela (Lucinha Lins), que pressentiam quando uma estava para chegar, se comunicavam por telepatia, sentiam o que a outra estava sentindo.

Continua depois da publicidade

O personagem de Tibério (Ary Fontoura) se comunicava com um espírito o tempo todo, que era seu mentor. Além disso, as famosas influências de espíritos obsessores também foi retratada na novela, com Alexandre (Guilherme Fontes) atormentando a vida de Dona Guiomar (Laura Cardoso) e Téo (Maurício Mattar).

Manifestações sobrenaturais nos bastidores de A Viagem

Christiane Torloni contou em uma entrevista a Pedro Bial que durante as gravações da novela, ela morava sozinha em um apartamento do Rio de Janeiro, em que alarmes de emergência se acendiam sozinhos, sem ninguém no cômodo e que objetos viviam caindo sem explicação.

A atriz chegou a perguntar para o diretor Wolf Maia se teriam pedido permissão aos espíritos para gravar a novela. Foi feito então uma reunião em uma casa espírita e as manifestações pararam.

Continua depois da publicidade

Torloni contou também que recebeu muitas cartas psicografadas durante a gravação da novela. “A maioria eram cartas psicografadas, dizendo: ‘Se acalma, está tudo bem. Esse trabalho precisa ser feito, vai confortar as pessoas, vocês estão acalmando as pessoas’”.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Dois livros de Chico Xavier basearam em A Viagem

Ivani Ribeiro, autora da novela, se baseou também em duas obras de Chico Xavier, para a construção da trama de A Viagem. “Nosso Lar” e “E a Vida Continua”, fazem parte da coleção “A Vida no Mundo Espiritual”, e foram publicadas pelo médium entre 1944 e 1968.

A primeira ideia da autora era adaptar o livro de Chico Xavier, mas foi o próprio médium que indicou que ela criasse a sua própria história e usasse a filosofia kardecista como base. Segundo o site Memória Globo, quando A Viagem foi exibida, as vendas dos livros espíritas aumentaram em 50%.

Continua depois da publicidade

Leia também

Ana Paula Arósio: por que atriz está há 15 anos longe da TV

História de Amor: resumo da semana de 12 a 17 de maio