Você sente que a sua casa parece uma estufa de calor no verão? Essas dicas vão refrescar a sua casa em até cinco graus sem ar-condicionado. De um jeito muito mais econômico e simples, neste artigo você confere as mudanças na decoração, nos tecidos e nas plantas que podem auxiliar a preparar os ambientes para o calor.

Continua depois da publicidade

Além disso você irá entender o que está por trás do calor excessivo da sua casa e o que pode piorar o calor da sua casa. Confira:

Por que a casa fica mais quente no verão?

É normal que no verão a casa pareça mais quente por inúmeros fatores. Dentre eles, destaca-se que a mudança na direção do sol e do vento. Basicamente, a maior quantidade de luz solar no verão atravessa facilmente vidros e outra superfícies da estrutura da casa, mas lá dentro, ela “esbarra” em móveis e acaba retida.

Por isso, quartos e salas voltados para norte e oeste costumam aquecer mais durante a estação. Além disso, a forma como a construção foi planejada, a posição da residência e até mesmo o material usado na fundação do local pode afetar a sensação térmica dos moradores.

Continua depois da publicidade

Quais as dicas para refrescar a casa sem ar-condicionado?

  1. Troque os tecidos de tapetes e cortinas por opções leves como linho e algodão;
  2. Escolhas plantas que ajudam a umidificar o ar;
  3. Aproveite as tigelas com gelo e toalhas molhadas no ventilador;
  4. Feche as cortinas nos horários de pico;
  5. Desligue todos os aparelhos eletrônicos em stand-by;
  6. Substitua as lâmpadas por LED.

O que pode piorar o calor em casa

O que é ventilação cruzada e como usar para refrescar a casa?

Outra técnica comumente utilizada é a ventilação cruzada. De forma barata e simples, basta abrir janelas ou organizar dois ventiladores em pontos opostos de um mesmo cômodo para fazer com que o vento quente vá embora.

À noite, quando a temperatura externa cair, abra tudo para realizar a “troca térmica” e renovar o ar da casa.

Continua depois da publicidade

Escolhas do editor para você: As soluções do passado na arquitetura que podem ajudar a enfrentar o calor do presente e 4 dicas para deixar a casa quente e aconchegante no inverno.