O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) encontrou na manhã desta quarta-feira (24) o corpo do adolescente que desapareceu no mar após ser arrastado por uma corrente de retorno na Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. O jovem estava desaparecido desde a tarde de sábado (20), quando entrou no mar com outros dois adolescentes. Enquanto os colegas foram resgatados — um com sinais de afogamento e outro ileso — o terceiro jovem acabou submergindo e não foi mais visto.

Continua depois da publicidade

Segundo os bombeiros, o adolescente foi encontrado por volta das 8h da manhã, durante a observação de rotina do mar a partir do segundo piso do posto. Do local, foi avistado um corpo boiando a aproximadamente 250 metros à direita da posição do observador.

O desaparecimento ocorreu quando o adolescente foi levado por uma corrente de retorno, fenômeno que ocorre quando a água flui para longe da praia através de um canal estreito formado por estruturas submersas ou bancos de areia. Desde então, as equipes de resgate realizavam operações para localizar a vítima.

Detalhes das buscas

Desde o desaparecimento, uma operação de resgate foi conduzida pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) de Florianópolis, com apoio do comando local do CBMSC e atuação integrada de guarda-vidas civis e militares. Ao todo, 21 profissionais participaram das buscas, utilizando drones, motos aquáticas, um quadriciclo e uma viatura de resgate.

As equipes realizaram varreduras aéreas, superficiais e mergulhos em áreas estratégicas, enfrentando condições adversas como forte nevoeiro, baixa visibilidade subaquática e correntes marítimas intensas. No domingo (21), a chuva e o aumento da turbidez da água, causados pelo escoamento de um rio para o mar, dificultaram ainda mais os trabalhos, obrigando a suspensão temporária do uso de drones.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira (22), as buscas foram reforçadas com drones à prova d’água, permitindo operações mesmo sob chuva, além de um quadriciclo para deslocamento rápido pela orla. As ações incluíram sobrevoos nas áreas norte e sul da praia, varreduras com motos aquáticas e mergulhos na região onde a corrente de retorno foi identificada.

Veja fotos das buscas

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Buscas por adolescente desaparecido em praia da Grande Florianópolis chegam ao quarto dia