Já parou para pensar como são os Big Brothers em outros lugares do mundo? O relity que é sucesso no Brasil foi criado pelo produtor de televisão holandês e fundador da “Endemol Shine Group”, John de Mol, em 1997. Inspirado no livro “1984” de George Orwell, o hoje magnata da comunicação se inspirou na premissa básica do livro para idealizar o programa: uma sociedade que está em constante vigilância.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Com o sucesso do formato na Holanda, o programa ganhou diversas adaptações para uma infinidade de países como Estados Unidos, Espanha, Austrália, Dinamarca, África do Sul, Rússia, Portugal e muitos outros. Ainda que a ideia de um grupo de pessoas confinadas sobre total vigilância seja praticamente a mesma em todas as versões, será que os Big Brothers pelo mundo são muito diferentes da versão brasileira do reality?
Continua depois da publicidade
Conheça as diferenças do BBB e outros Big Brothers pelo mundo
Big Brother Estados Unidos
Na edição estadunidense do Big Brother, o jogo apresenta um conjunto de regras um pouco diferentes. Por exemplo, o “Head of Household” (HoH), ou chefe do lar, é uma figura muito importante no jogo. Semelhante ao “líder da semana” do BBB, o HoH é responsável por indicar dois participantes para a eliminação a cada semana, e o voto final é decidido pelos outros participantes. Ou seja, a eliminação não é decidida por um público externo e o jogo é decidido na casa.
Outra diferença, é que no Big Brother EUA os participantes costumam participar de competições e provas elaboradas para conquistar a comida do dia a dia. O valor do prêmio nos Estados Unidos é de US$ 750 mil, aproximadamente 4 milhões de reais.
Big Brother Espanha
O “Gran Hermano VIP”, versão espanhola do Big Brother, tem algumas características distintas da nossa adaptação do programa. A principal delas, é que o elenco costuma ser composto por pessoas públicas das mais variadas áreas, como cantores, atores, modelos e atletas. O prêmio da versão espanhola do programa é de 100 mil euros, o equivalente a 630 mil reais.
Continua depois da publicidade
Big Brother Austrália
No Big Brother Austrália, quem decide quem sai da casa não é o público do programa. Nesta adaptação do reality, são os próprios participantes que têm a missão de decidir (ou jogar) entre si quem será o eliminado da semana.
Porém, diferentemente das versões americana e canadense, o público australiano ainda escolhe quem será o grande vencedor na final do programa. O campeão leva 250 mil dólares australianos, equivalente a 1 milhão de reais.
Do BBB 1 ao BBB 24: Compare as piscinas de todas as edições de Big Brother Brasil
Big Brother África
O “Big Brother África”, foi uma edição continental do programa. Nesta versão do reality, são reunidos participantes de diferentes países do continente africano, como Angola, Botswana, Etiópia, Gana, Quénia, Malawi, Moçambique, Namíbia, Nigéria, África do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.
Continua depois da publicidade
Uma diferença interessante em relação ao nosso Big Brother, é que já houve edições em que os participantes deveriam entrar em pares, com amigos, namorados e namoradas ou familiares.
Big Brother Portugal
Em Portugal, o Big Brother oferece para o vencedor do programa o valor de 100 mil euros, cerca de R$ 500 mil. Outra diferença, é que a versão portuguesa já realizou edições que são um sonho para os brasileiros. No “Big Brother Brasil: Desafio final”, os portugueses puderam acompanhar ex-participantes do reality competindo pelo prêmio mais uma vez.
Big Brother Argentina
Conhecido como “Gran Hermano Argentino”, o programa foi cancelado após a edição de 2016, que premiou em 500 mil pesos argentinos, e retornou em 2022 com o prêmio de 15 milhões de pesos argentinos.
Continua depois da publicidade
Todos os shows internacionais da história do BBB
A dinâmica do reality é bastante semelhante à versão atual do BBB no Brasil, com participação de pessoas anônimas e celebridades, algumas mais famosas que outras, além da votação aberta ao público.
Big Brother Holanda
Antes mesmo de existir diversos Big Brothers pelo mundo, a versão original do programa já foi responsável por levantar muitos debates sociais e éticos. O programa foi pioneiro na exposição em tempo real de pessoas sendo vigiadas 24 horas por dia, e a ideia gerou debates no país e ao redor do mundo sobre a aceitabilidade ética e moral deste tipo de exposição.
Até hoje, o Big Brother Holanda inova e gera polêmicas. Na edição de 2023 do programa original, foi criada uma dinâmica na qual os participantes deveriam permanecer imóveis e em silêncio dentro da casa, mesmo após o momento em que entes queridos entravam de surpresa.
Continua depois da publicidade
A dinâmica viralizou na internet e levantou novamente debates entre psicólogos e telespectadores sobre a validade moral deste tipo de entretenimento.
Leia mais
Os reality shows mais buscados no Google na última década, de 1993 a 2023
Os participantes que bateram recordes no Big Brother Brasil
Do BBB 1 ao BBB 24: Compare as salas de todas as edições de Big Brother Brasil