A terceira obra de alargamento de praias em Florianópolis chegou à penúltima fase em Jurerê Tradicional, nesse sábado (17), conforme informações da prefeitura da Capital. No lado internacional (oeste) já foram alargados 2,1 quilômetros em três semanas de trabalho. As obras neste novo trecho começaram em frente à Associação de Pessoal da Caixa em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Para Jurerê Internacional ser totalmente alargada faltam 60 metros até o beach club Acqua Plage. Embora falte apenas cerca de um terço da área prevista, ou seja, 1,28 dos 3,38 quilômetros de extensão da praia, o trabalho demandará mais tempo a partir de agora.

— Chegamos ao trecho de Jurerê em que a faixa de areia sequer existe, em alguns pontos, o que vai exigir um maior volume de material e mais tempo de serviço que os trechos anteriores — esclarece o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne.

A draga holandesa Lesse retornou neste sábado de Itajaí, onde tinha ido abastecer para poder continuar com as obras. Ao alcançar o Acqua Plage, finalizando o alargamento de Jurerê Internacional, a obra partirá para o último trecho, até aproximadamente 50 metros do costão de Jurerê Tradicional que faz divisa com Canajurê. Essa área não será alargada por conta do Rio das Ostras.

Continua depois da publicidade

Interdição do trecho alargado

O novo trecho onde estão ocorrendo as obras foi interditado, assim como ocorreu nos demais. A área será liberada aos banhistas assim que ficar pronta, após a autorização dos bombeiros.

De acordo com a prefeitura, o tempo dos trabalhos depende do aparecimento ou não de golfinhos na região porque é preciso parar momentaneamente as operações. Assim, a administração municipal busca conciliar a execução dos trabalhos com a procura pela praia, e garantir a segurança da população.

Degrau se forma na praia após alargamento

Embora a obra esteja avançando sem grandes contratempos, nos últimos dias, um “degrau” apareceu na faixa de areia alargada. Segundo a Secretaria de Transporte e Infraestrutura de Florianópolis, o degrau já era esperado, pois essa condição faz parte do processo de conformação natural da nova praia, e surgiu por conta da força do mar. 

Continua depois da publicidade

Leia também

“Degrau” gigante surge na praia alargada de Balneário Camboriú; veja fotos e vídeo

FOTOS: Equipamentos gigantes chegam para alargamento da praia de Jurerê, em Florianópolis

Destaques do NSC Total