Em uma partida emocionante, com duas viradas, a Alemanha venceu a Costa Rica por 4 a 2, mas não conseguiu se classificar às oitavas de final da Copa do Mundo. No outro jogo do Grupo E, o Japão venceu a Espanha por 2 a 1 e a Die Mannschaft não conseguiu ultrapassar a La Roja em saldo de gols.

Continua depois da publicidade

A partida também foi marcada por ser a primeira vez na história de uma Copa do Mundo que o trio de arbitragem é composto por mulheres, incluindo a catarinense Neusa Back.

Receba notícias do DC via Telegram

Pressionando desde o primeiro segundo de jogo, a Alemanha precisou de nove minutos para abrir o placar, com Gnabry de cabeça após cruzamento de Raum. Depois do gol sofrido, a Costa Rica se fechou ainda mais, volta e meia tinham nove jogadores costa-riquenhos na área contra seis alemães.

Apesar da pressão alemã, a Costa Rica conseguiu chegar ao ataque com perigo no fim do primeiro tempo. Fuller foi lançado em ligação direta e bateu forte no gol, sorte da Alemanha é que Neuer estava atento e desviou para escanteio.

Continua depois da publicidade

A Alemanha não tirou o pé do acelerador, mas ficou “só” com um gol no primeiro tempo por que desperdiçaram diversas oportunidades de aumentar o placar. Foram 12 finalizações dos alemães, quatro no gol, contra apenas uma da Costa Rica.

Gnabry pega a bola e corre para o círculo central após marcar o primeiro gol da Alemanha na partida contra a Costa Rica
Gnabry marcou o primeiro gol da Alemanha contra a Costa Rica (Foto: Reprodução/Twitter/@FIFAWorldCup)

No segundo tempo, veio a máxima “quem não faz, leva”. Aos 12 minutos, a Costa Rica roubou a bola no meio-campo e partiu para o contra-ataque. Campbell lançou Fuller, que cruzou para a área, Waston cabeceou, Neuer bateu roupa e sobrou para Tejeda empatar o placar e colocar os torcedores do Al Bayt em prantos.

Doze minutos depois, a virada histórica veio. Após um bate-rebate na área, a bola sobrou para o zagueiro Vargas fazer o segundo gol da Costa Rica.

Entretanto, a alegria costa-riquenha durou menos três minutos porque Havertz empatou o jogo novamente, no primeiro toque dele no jogo. Em mais um bate-rebate, desta vez na área da Costa Rica, a bola sobrou para o atacante finalizar firme no gol de Keylor Navas.

Continua depois da publicidade

Aos 30 minutos, a Alemanha teve a chance de virar a partida com Füllkrug sozinho na área, mas Keylor Navas, de queima-roupa, salvou a meta da Costa Rica.

Jogadores da Costa Rica comemoram segundo gol contra a Alemanha
Jogadores da Costa Rica comemoram segundo gol contra a Alemanha (Foto: Reprodução/Twitter/@FIFAWorldCup)

Contudo, aos 40 minutos, Havertz, finalmente, conseguiu marcar novamente para a Alemanha. O camisa 7 recebeu cruzamento de Gnabry e finalizou de canhota para virar a partida mais uma vez.

Cinco minutos depois, Füllkrug “fechou o caixão” da Costa Rica. Sané infiltrou na área e apenas deixou a bola para o centroavante marcar.

O esforço seviu apenas para a Alemanha não se despedir da Copa do Mundo com uma derrota – como em 2018.

Continua depois da publicidade

A Die Mannschaft ficou em terceiro lugar do Grupo E com quatro pontos, em seguida veio a Costa Rica com três. Japão (1° com seis pontos) e Espanha (2° com quatro) passaram de fase.

Leia também

Com três Copas no currículo e campeão do Mundo, zagueiro nunca entrou em campo em Mundiais

Catarinense Neuza Back estreia na Copa do Mundo em primeiro trio totalmente feminino da história

Destaques do NSC Total