Santa Catarina deve enfrentar um período de instabilidade entre esta sexta-feira (10) e o sábado (11), com previsão de chuva intensa, temporais, rajadas de vento e queda de granizo em todas as regiões do Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas válidos durante todo o sábado, um deles de perigo e outro de perigo potencial, enquanto a Defesa Civil estadual também reforçou o risco para ocorrências associadas ao mau tempo.

Continua depois da publicidade

O aviso de maior severidade, classificado como perigo, prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros ao longo do dia, além de ventos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de granizo. O alerta abrange as regiões:

  • Serrana;
  • Oeste Catarinense;
  • Vale do Itajaí;
  • Grande Florianópolis;
  • Norte Catarinense;
  • Sul Catarinense.

Continua depois da publicidade

Segundo o Inmet, há risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, danos em plantações e alagamentos.

Já o segundo aviso, de perigo potencial, também válido para o sábado, indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo. Nesse caso, o risco é considerado menor, mas ainda há possibilidade de queda de galhos, interrupção no fornecimento de energia, danos em plantações e alagamentos pontuais. O alerta também inclui todas as regiões catarinenses.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do amanhecer congelante em SC nesta semana

Lento deslocamento de frente fria traz temporais

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a instabilidade é provocada pela formação e pelo lento deslocamento de uma frente fria sobre o Estado. A chuva começou a avançar pelas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira, atingindo inicialmente o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, antes de se espalhar para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte entre a tarde e a noite.

Continua depois da publicidade

No sábado, a previsão é de chuva acompanhada por descargas elétricas em diversas regiões catarinenses. Em alguns momentos, as precipitações podem ganhar intensidade e ser acompanhadas por temporais mais severos, com rajadas de vento e granizo de forma isolada, principalmente entre o Grande Oeste e o Norte do Estado.

A Defesa Civil avalia como moderado o risco para ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas pontuais. Já para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores, o risco varia entre baixo e moderado.

Continua depois da publicidade

A tendência é que as condições de instabilidade diminuam a partir de domingo (12), quando a frente fria perde força e o tempo começa a apresentar melhora em todas as regiões de Santa Catarina.

Todas as regiões catarinenses sob observação (Foto: Defesa Civil, Reprodução)