O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta quarta-feira (18) alerta laranja, de “perigo”, para tempestades na região Oeste de Santa Catarina. O aviso vale até a manhã de quinta-feira (19) e inclui áreas do Paraná e do Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
A previsão do Inmet indica chuva entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Demais regiões em alerta amarelo
Nas demais regiões de Santa Catarina, o alerta do Inmet é amarelo, de “perigo potencial”, até a manhã de quinta-feira. Nesse caso, a previsão indica chuva de até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo, com baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Veja as recomendações do Inmet
Defesa Civil alerta para calor intenso até sexta-feira (20)
A Defesa Civil atualizou nesta quarta-feira o alerta de calor intenso até sexta-feira (20), devido a uma massa de ar quente que passa a atuar em Santa Catarina. No Oeste, Planato Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte, as máximas variam entre 34 e 37°C, enquanto nas demais regiões os termômetros oscilam entre 30 e 34°C.
Continua depois da publicidade
Com isso, conforme a Defesa Civil, o risco é moderado a baixo para ocorrências associadas ao calor intenso em todo o território catarinense.
A presença do calor, em conjunto com umidade disponível na atmosfeira, forma condições para temporais isolados, principalmente entre as tardes e noites. Contudo, a chuva não é suficiente para alivar o calor intenso, ajudando a manter a sensação de abafamento no período noturno.






