A volta da chuva forte a Santa Catarina, prevista para a próxima semana, coloca o Estado em alerta para a possibilidade de temporais com chuva pontualmente intensa em todas as regiões, de acordo com a Defesa Civil. Há risco de alagamentos, enxurradas e destelhamentos.
Continua depois da publicidade
O aumento da instabilidade no Estado está previsto para a próxima quarta-feira (28), conforme a previsão da Gerência de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil. As principais áreas atingidas serão o Centro e o Leste catarinense, onde os temporais podem ser reforçados pela umidade vinda do oceano, o que aumenta o risco de altos volumes de chuva em um curto intervalo de tempo.
Entre o Vale do Itajaí e o Litoral, a chance de ocorrências é maior em relação a alagamentos e enxurradas. Já no Grande Oeste, há a possibilidade, principalmente, de alagamentos e destelhamentos.
A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe as atualizações da previsão de risco e dos avisos meteorológicos. Isso porque a previsão de chuva forte pode mudar ao longo dos próximos dias.
Quais são as recomendações da Defesa Civil em casos de chuva
Continua depois da publicidade
Reviravolta no tempo
A volta da instabilidade ao Estado acontece como uma “reviravolta” no tempo. Isso porque, durante o final de semana, uma área de alta pressão atmosférica deve manter o tempo quente e seco na maior parte do Estado. As temperaturas também sobem mais à tarde, passando dos 30°C principalmente no Grande Oeste.
No Litoral e em partes do Planalto Sul, a circulação marítima pode favorecer a chance de chuvas rápidas e isoladas entre as noites e as madrugadas. Entretanto, a chuva acontece com fraca intensidade.





