A segunda-feira (20) deve ser marcada por temporais e ventos de até 75 km/h em Santa Catarina, segundo informações da Defesa Civil. De acordo com a previsão do tempo, a semana será marcada por chuva intensa em diversas regiões do Estado.

Continua depois da publicidade

Segundo o meteorologista da Defesa Civil, Fernando Rafael, a frente fria semi-estacionária, posicionada sobre o centro do Rio Grande do Sul, pode causar temporais isolados ao longo do dia nas áreas próximas ao estado vizinho, como o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. 

Durante à tarde, as temperaturas se aproximam dos 27°C e 29°C em áreas do Litoral, Vale do Itajaí e Oeste. Os ventos de norte e noroeste seguem persistentes, com rajadas entre 55 e 75 km/h entre o Grande Oeste e Sul do Estado, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas. 

Continua depois da publicidade

Confira as temperaturas previstas por região de SC nesta segunda

  • Extremo-Oeste: mínima de 16,2°C e máxima de 28,4°C. Sol entre nuvens, com chance de chuvisco.
  • Oeste: mínima de 15,4°C e máxima de 26,6°C. Sol entre nuvens, com chance de chuvisco.
  • Meio-Oeste: mínima de 11,1°C e máxima de 26°C. Sol com muitas nuvens.
  • Planalto Sul: mínima de 10,3°C e máxima de 24,2°C. Sol, variação de nuvens e chuva.
  • Litoral Sul: mínima de 14°C e máxima de 23,3°C. Sol, variação de nuvens e chuva.
  • Vale do Itajaí: mínima de 11,8°C e máxima de 26,7°C. Sol com muitas nuvens.
  • Grande Florianópolis Serrana: mínima de 12,9°C e máxima de 24,2°C. Sol com muitas nuvens.
  • Grande Florianópolis Litorânea: mínima de 14,7°C e máxima de 26,1°C. Sol com muitas nuvens.
  • Planalto Norte: mínima de 10,5°C e máxima de 25,5°C. Sol com muitas nuvens.
  • Litoral Norte: mínima de 14,8°C e máxima de 27°C. Sol com muitas nuvens.

Semana será marcada por chuva intensa

Já nesta terça-feira (21), há condições para chuva intensa com possíveis acúmulos em curto período de tempo, acompanhada de raios e temporais com fortes rajadas de vento e granizo de forma isolada, especialmente no Grande Oeste. O risco é moderado a alto para ocorrências com à destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas. 

Continua depois da publicidade

No amanhecer, as temperaturas deve atingir entre 13°C e 20°C pelo Estado. Durante à tarde, as temperaturas variam entre 16°C e 24°C nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, enquanto ainda ficam próximas dos 27°C e 29°C entre o Baixo e Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte. 

O tempo fica instável em todas as regiões do Estado nesta quarta-feira (22), com condição para chuva intensa e temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo, especialmente entre a madrugada e manhã, oferecendo risco moderado a alto para alagamentos e enxurradas e baixo a moderado para destelhamentos e danos na rede elétrica. 

Continua depois da publicidade

No amanhecer, as temperaturas devem permanecer entre 12°C e 19°C. Durante à tarde, as temperaturas não passam dos 14°C e 18°C entre o Grande Oeste e os Planaltos, e dos 22°C e 24°C no Litoral.   

Na quinta (23), o tempo estável deve voltar a predominar em grande parte do Estado, com exceção de áreas do Litoral que ainda podem registrar chuvas fracas e esparsas. Já na sexta-feira (24), temporais isolados devem voltar a atingir Santa Catarina a partir da tarde.

Continua depois da publicidade

Quais são as recomendações da Defesa Civil em casos de chuva

Mais de 10 cidades entram em alerta laranja

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para temporal isolado nesta segunda-feira (20). O aviso atingia 17 municípios do Estado. Segundo o órgão estadual, o alerta laranja apresenta risco alto para ocorrências com raios, rajadas de vento e alagamentos.

Veja municípios atingidos

  • Araranguá;
  • Balneário Arroio do Silva;
  • Balneário Gaivota;
  • Ermo;
  • Forquilhinha;
  • Jacinto Machado;
  • Maracajá;
  • Meleiro;
  • Morro Grande;
  • Nova Veneza;
  • Passo de Torres;
  • Praia Grande;
  • Santa Rosa do Sul;
  • Sombrio;
  • São João do Sul;
  • Timbé do Sul;
  • Turvo.

Continua depois da publicidade

Alerta atinge 17 municípios do Estado (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado, longe de árvores, placas e postes de energia, além de ficar longe das janelas.

Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil pelo número 199.

Continua depois da publicidade