A partir da próxima segunda-feira (16) a população de Florianópolis poderá agendar consultas e tirar dúvidas sobre seus sintomas em unidades públicas de saúde sem sair de casa. O serviço será oferecido pela prefeitura gratuitamente, através do telefone e do aplicativo WhatsApp. O programa foi batizado como "Alô Saúde" e oferece atendimento 24h por dia.

Continua depois da publicidade

O programa era planejado pela prefeitura desde 2017 e já tinha o lançamento programado, o que acabou coincidindo com a pandemia do novo coronavírus e a confirmação dos primeiros casos da doença Covid-19 em Florianópolis.

— Identificar um caso suspeito de coronavírus sem que o paciente vá até uma unidade de saúde é o melhor dos cenários. Afinal, evita-se que o vírus se espalhe em uma unidade que já possui pessoas com fragilidade na sua imunidade aguardando por atendimento — explicou o médico Carlos Alberto Justo da Silva, secretário de Saúde de Florianópolis.

Além da facilidade no agendamento, o benefício vai permitir que os pacientes em acompanhamento médico tirem suas dúvidas sobre exames e seus resultados diretamente com os profissionais da área.

No dia do lançamento, no entanto, 57% dos Centros de Saúde terá o serviço em funcionamento. A implementação do projeto nas demais unidades deve ocorrer ainda este ano, informou a prefeitura, seguindo um cronograma. Isso não impede que qualquer cidadão de Florianópolis possa ligar na central para tirar dúvidas, como um caso suspeito de Coronavírus, explicou o secretário de Saúde.

Continua depois da publicidade

Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Entenda como funciona

Estarão disponíveis três plataformas para comunicação: um telefone gratuito, um aplicativo exclusivamente do programa (que vai ser lançado no dia 16) e um número para contato no WhatsApp. O site www.alosaudefloripa.com.br também traz as informações sobre o programa.

Chamada telefônica

1. As ligações serão feitas para o número 0800-333-3233.

2. O chamado cai em uma central telefônica e é direcionado para a triagem, onde se identifica e conversa com um técnico de enfermagem sobre o seu problema.

3. Se o cidadão apontar alguma queixa de saúde, o técnico vai passar para um enfermeiro especializado, que aplicará o protocolo internacional adaptado para Florianópolis, com um questionário.

Por exemplo: se o cidadão apontar dor de garganta, febre, tosse, será submetido a uma série de perguntas para avaliar a gravidade do atendimento.

Continua depois da publicidade

4. A consulta será marcada para casos mais urgentes.

WhatsApp

Todas as 151 equipes da saúde da família, compostas por médicos, enfermeiros, e outros profissionais da saúde foram equipados com celulares e números de WhatsApp. Assim, todos os pacientes terão o contato da sua equipe de saúde para marcar diretamente a consulta e tirar dúvidas via aplicativo, segundo a médica Fernanda Melchior, uma das coordenadoras do programa.

— Vai haver casos em que os pacientes já em acompanhamento querem apenas tirar dúvidas sobre os resultados de um exame. Ele pode fazer isso via WhatsApp para o seu médico. Os quais podem tranquilizar quanto a normalidade e agendar uma consulta apenas se for necessário, sem que ele precise se deslocar até a unidade, caso não queira— explicou.