nsc
nsc

Confraria Itapema

Alysson Müller: Conheça a trajetória do chef convidado para a última noite da Confraria Itapema

Dono dos restaurantes Rosso e Artusi criou duas receitas para o evento do dia 28 de janeiro

23/01/2021 - 05h37

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC

Com 13 anos de idade, ele preparou o primeiro prato sozinho no restaurante do pai, em Biguaçu: um grelhado de filé mignon com arroz, batata frita e ovo frito, um “bife a cavalo". Hoje, o nome dele é uma marca à parte. Na próxima quinta-feira, na última noite da Confraria Itapema, o autodidata Alysson Müller compartilha um pouco de sua trajetória e as técnicas que fazem a fama de pontos tradicionais da Ilha, como os restaurantes Rosso e Artusi.

>> Flora Cruz é atração confirmada na última edição da Confraria Itapema desta temporada

– Minha base é francesa, mas uso derivações da italiana, portuguesa, espanhola, brasileira – descreve Müller, profissional atento às últimas modas da cozinha, às técnicas culinárias inovadoras, mas que gosta de ser reconhecido como cozinheiro raiz.

Para o público que adquirir o box com ingredientes e vídeo com as receitas criadas especialmente para o evento, Müller garante que não tem segredo ou receita que ele não revele.

– Sempre fui aberto a ensinar e tenho prazer em compartilhar. Ficarei feliz em saber que tem gente fazendo pratos meus, que estou ajudando pessoas a se desafiarem na cozinha – comenta.

Para o chef e empreendedor, a essência na cozinha é sempre buscar pelo sabor, sem deixar de seguir as técnicas clássicas de forma perfeita. Ao mesmo tempo, não se deve abandonar o carinho na preparação, no zelo para seleção dos ingredientes.

– O segredo menos oculto da gastronomia está na escolha dos sabores que vão compor seu preparo. Até um misto quente pode ser maravilhoso se você se dedicar em escolher os melhores itens – garante o chef.

Empreendedor

Alysson Muller
(Foto: )

Disposto a revelar segredos, Alysson também não esconde um dos seus maiores pecados ao cozinhar em casa.

– Tirando a própria gula, que é por si só um pecado (risos), gosto muito de grelhar frutos do mar com banha de porco. É uma herança manezinha que gosto muito – conta.

Em dezembro do ano passado, o chef comemorou 10 anos do Rosso, restaurante que lhe deu a fama de “Rei do Polvo”.

Inconformado como todo empreendedor, há dois meses inaugurou o Aly’s Classic Burger, apesar da pandemia. O aparente ato de coragem traz em si a crença que move Müller, a aposta de que o público não consegue abrir mão da comida bem feita, mesmo durante a crise.

– A felicidade em comer vai ser sempre uma necessidade e existirá momentos para a gastronomia romântica, para uma gastronomia mais descontraída ou o próprio churrasquinho – avalia.

No caso do empreendimento mais recente, esse cuidado compõe cada etapa de produção. O pão, o ketchup, a maionese, a batata frita e a carne são feitos ou adquiridos de produtores parceiros. Mais uma linha de produção azeitada pela marca do chef.

– Existem momentos para tudo, mas comer bem é um dos grandes prazeres do mundo – reforça.

Fim da temporada

Quinto e último convidado da Confraria Itapema, Alysson Müller vai bater um papo com o público que receber em casa o box com os ingredientes para preparo das receitas exclusivas de Risoto de Bacalhau Mantecato e, para quem optar pela versão vegetariana, do Risoto de Cogumelos.

– São pratos com uma pegada mais romântica, gostosos e fáceis de serem feitos em casa, para um jantar a dois. A ideia foi essa – explica, sobre as criações.

Ambos preparos são harmonizados com o vinho Conde de Vimioso Rosado 2017, selecionado pela sommelier da Enoteca Decanter, Regina Essenburg.

Confraria Itapema

Todos os detalhes sobre as duas receitas e as demais atrações culturais estão no site da Confraria Itapema. O kit, a ser entregue nos dias que antecedem o evento, será composto pelos ingredientes das duas receitas e o modo de preparo para servir até duas pessoas. A transmissão interativa, que tem início às 20h30, é exclusiva para quem adquirir o box.

Em sua 12ª edição, a Confraria Itapema adaptou-se para proporcionar aos fãs da boa cozinha a experiência de preparar um prato assinado pelos melhores chefs da Ilha. Já participaram da ação os chefs Jaime Barcelos, André Vasconcelos, Lucas Guinle e Fafá Flores.

O projeto é uma realização da Itapema e conta com o oferecimento dos parceiros Bellacatarina, Grupo Geração, Formacco Cezarium, Unicred, Decanter, Casas da Água e Midea.

Acompanhe a programação da Confraria Itapema

Colunistas