A troca do marqueteiro da campanha do pré-candidato a presidente Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi o mais novo episódio da crise envolvendo o nome bolsonarista da corrida presidencial e o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. A saída do publicitário Marcello Lopes foi anunciada na noite desta quarta-feira (20). No lugar dele, foi anunciado o marqueteiro Eduardo Fischer.

Continua depois da publicidade

Marcello Lopes, conhecido no campo político como “Marcelão”, havia sido anunciado como responsável pela comunicação da campanha de Flávio Bolsonaro no início da semana passada. Ele é amigo pessoal de Flávio e já vinha acompanhando o senador em viagens da pré-campanha nos últimos meses, incluindo a agenda em Israel.

Veja pré-candidatos a presidente em 2026

Marcello Lopes é ex-policial civil e fundador de uma agência de publicidade sediada em Brasília e com filial no Rio de Janeiro, a Cálix Propaganda. Por essa empresa, atendeu clientes como o Banco Regional de Brasília (BRB), Sebrae do Distrito Federal e, mais recentemente, a Secretaria de Comunicação do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo. Segundo informações do portal g1, ele também teve contratos com o governo federal na atual gestão do presidente Lula (PT).

Ele teve uma experiência na gestão pública ao trabalhar na comunicação do Distrito Federal na gestão de Agnelo Queiroz (PT), mas depois disso focou sua atuação na iniciativa privada e nos clientes atendidos por meio da agência. Umas das condições para aceitar atuar na campanha de Flávio, inclusive, teria sido a de não fazer parte de um eventual futuro governo, mantendo-se na iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

Marcello Lopes afirmou em nota que a decisão de deixar a pré-campanha de Flávio partiu dele e que ocorre porque ele pretende focar na própria empresa. Entre lideranças do partido, no entanto, a informação é de que a crise após a divulgação do áudio de Flávio com o banqueiro Daniel Vorcaro teria aumentado a pressão sobre a equipe de comunicação da campanha. Nos dias críticos da crise, Lopes estava em viagem nos Estados Unidos.

Em pouco mais de uma semana, Flávio já deu várias entrevistas buscando explicar a relação entre ele e Daniel Vorcaro, chegando a revelar um encontro presencial entre ambos após a primeira prisão do banqueiro.