Mais de duas décadas após deixar o Brasil e construir carreira nos Estados Unidos, Cristiane Marcil retorna ao país com a nova edição de Amor no Divã, publicada pelo selo Luzz, da Editora Buzz, e uma turnê que passará por Balneário Camboriú, Florianópolis, Curitiba e São Paulo.
Continua depois da publicidade
O livro é uma versão revisada e ampliada de Doidas no Divã, livro que nasceu a partir da peça de teatro Divas no Divã, protagonizada por Cristiane. No livro, Cristiane compartilha sua experiência de deixar o Brasil, enfrentar o choque cultural em Fargo, Dakota do Norte, e lidar com desafios emocionais e familiares.
Nessa nova fase, Cristiane, revisita a própria trajetória, compartilha momentos de vulnerabilidade e fala sobre temas urgentes, como a ansiedade, a “Síndrome da Mulher Apressada” e o impacto da fé na saúde mental.
— Toda mulher, em algum momento da vida, precisa tomar uma decisão, ou ela se conforma com o jeito que as coisas estão, ou escolhe iniciar uma evolução ou transformação — disse Cristiane em entrevista ao NSC Total — Esse livro é para as mulheres que já foram chamadas de doidas por seguirem os sonhos e o chamado de Deus na vida delas, por acreditarem em algo que os outros não entendem —.
Continua depois da publicidade
Fé, ciência e o poder de se sentir amada
Formada em Psicologia com especialização em terapia cognitivo-comportamental por Harvard e estudos sobre a mulher na Universidade da Califórnia, Cristiane construiu uma carreira nos Estados Unidos, onde criou projetos como a Amigas Dance Therapy e o Amigas Prayer Club, voltados ao bem-estar feminino.
Com o tempo, ela percebeu algo que mudaria completamente sua forma de enxergar a mente e o coração humanos. — Por muitos anos, eu fugi de Deus. Fui uma psicóloga que acreditava que falar de fé diminuía a credibilidade científica. Até que tive um encontro realmente sobrenatural com Cristo, não com cristianismo, com Cristo. E mudou realmente a minha história — conta.
A partir dessa experiência, ela passou a estudar os efeitos da espiritualidade sobre a saúde mental. — Estudos mostram que pessoas que oram, que frequentam uma igreja e que se sentem cuidadas por uma força, maior, por Deus, apresentam melhor equilíbrio emocional e maior capacidade de resiliência. A fé ensina o cérebro a se reorganizar — explica.
Continua depois da publicidade
A síndrome da mulher apressada
No livro, Cristiane dedica um capítulo inteiro à chamada “Síndrome da Mulher Apressada”, conceito desenvolvido pela bioquímica australiana Libby Weaver. — As mulheres estão sobrecarregadas, vivendo em piloto automático, tentando ser perfeitas em tudo. Acredito fortemente que a raiz dessa síndrome vem da busca insana de se sentir verdadeiramente amada—.
Ela observa que muitas mulheres confundem reconhecimento com amor. — Muitas mulheres estão procurando água em poços que nunca vão saciar. Divido as mulheres em dois grupos, aquelas mulheres que continuam procurando amor em outros lugares no mundo e aquelas que não têm hesitação em aceitar o crazy amor de Deus — afirma.
Um recomeço com nome e propósito
Durante a pandemia, o lançamento da primeira versão, ainda sob o nome Doidas no Divã, precisou ser cancelado, e ela ficou isolada com a mãe e o sobrinho.
Continua depois da publicidade
— Foi um tempo em que tudo o que eu tinha planejado desmoronou. Eu senti como se o meu destino tivesse sido roubado e tudo tinha sido tirado de mim e eu sei que eu não sou a única, que muitas mulheres também tiveram sonhos roubados — relembra.
Por muitos anos, Cristiane viveu sob o nome artístico Cris Linnares, uma sugestão de marketing feita no início da carreira. De volta ao Brasil e agora como Cristiane Marcil, a autora celebra esse recomeço. — Sinto que é um presente e um momento de restauração na minha vida e quero que outras mulheres, através dessa história, pensem ‘Eu quero ter o meu destino de volta’ — diz emocionada.
Para cristiane, essa nova edição simboliza o resgate da própria voz e da própria fé.
— Quando olhava para aquele livro, percebia que partes importantes tinham sido tiradas, principalmente as que falavam da minha fé. Amor no Divã simboliza um grito de uma mulher que fala: ‘Eu não vou mais me conformar com o nome que vocês querem que eu tenha, meu nome é meu documento e eu quero o livro com o capítulo tirado, e representando o amor no divã, que é o desabafo e orações de uma mulher imperfeita em busca do amor perfeito —.
Continua depois da publicidade
Turnê pelo Brasil
Durante a turnê, ela participará de conferências, encontros e sessões de autógrafos em várias cidades. —Mais do que falar do livro, quero olhar nos olhos das mulheres, ouvi-las, orar com elas. Quero que elas saiam com esperança e com a coragem de dizer ‘não me conformo com menos do que Deus sonhou para mim’ —
A turnê começou em Balneário Camboriú, nos dias 3 e 4 de outubro, durante o Princess Conference, e segue para Florianópolis (7 e 9/10), Curitiba (11/10) e São Paulo (15 a 18/10). Em cada cidade, Cristiane se encontrará com o público em palestras, cafés e livrarias. O livro já está em pré-venda na Amazon e nas principais livrarias do país.
— É um convite. Quero que cada mulher, ao ler Amor no Divã, se enxergue ali e perceba que o amor perfeito de Deus é o que restaura o destino que a vida tentou roubar. Na Bíblia, em 1 Coríntios 1:25, fala que a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana. Então se você tem um desejo no teu coração, um sonho e o mundo tá te chamando de doida, a probabilidade dele ser sonho de Deus é muito grande — conclui a autora.
Continua depois da publicidade
Antonietas
Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.


