O Ironman Brasil 2025, realizado neste domingo em Florianópolis, entrou para a história. A prova teve recordes quebrados tanto em nível nacional quanto no cenário mundial, com destaque para os desempenhos na categoria profissional masculina.

Continua depois da publicidade

O argentino Luciano Taccone foi o grande campeão, com o tempo de 7h31min46s — o melhor já registrado no Ironman em solo brasileiro e o terceiro melhor da história mundial. Taccone chegou a abrir 12 minutos e 22 segundos de vantagem na etapa de ciclismo sobre o então segundo colocado, o uruguaio Federico Scarabino.

Na maratona, porém, Scarabino foi ultrapassado pelo brasileiro Manoel Messias, que terminou a prova na segunda colocação. Messias também entrou para a história ao cravar 7h37min11s, o segundo melhor tempo já feito no Ironman Brasil.

Confira fotos do Ironman Brasil 2025

O grande destaque da performance de Messias foi na etapa da corrida: ele completou a maratona em 2h26min50s, com um pace de 3min29s por quilômetro, estabelecendo o novo recorde mundial de maratona no Ironman. O brasileiro percorreu a última parte do triatlo quase 11 minutos mais rápido que Taccone. O pódio foi completado por Federico Scarabino, com o tempo de 7h52min47s.

Continua depois da publicidade

— Estou bem feliz. Foi o melhor que consegui fazer hoje, não tinha como tirar mais, dadas as condições. Claro que fica um sentimento um pouco amargo, porque gosto de ganhar, mas só tenho que parabenizar o Luciano, que é muito forte na bike. Consegui baixar de 7 horas e 40 minutos, fiz a melhor maratona do Ironman e estou muito feliz de ter feito isso diante do público brasileiro! — declarou Messias.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

O que está em jogo no Ironman 2025 de Florianópolis

Ex-piloto de Fórmula 1 encara o desafio no Ironman Florianópolis

Pâmella Oliveira conquista o tetracampeonato do Ironman Brasil

Na prova feminina, a triatleta Pâmella Oliveira fez história ao conquistar o tetracampeonato consecutivo do Ironman Brasil. Com o tempo de 8h46min17s, Pâmella consolidou seu domínio na competição. Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2011 e campeã sul-americana em 2014 (ouro e prata), ela reafirmou sua posição como maior vencedora brasileira do evento.

— Foi espetacular, melhor do que eu esperava. Eu fiz uma prova bem redondinha. A natação tava difícil de traçar o melhor caminho. Sempre me gabo pela minha navegação, mas dessa vez percebi que tava difícil e iria me complicar. Eu tava pronta pra tentar chegar perto do recorde, eu só curti muito, fiz o melhor que pude e aproveitei. Tô feliz demais de trazer o tetra — disse Pâmella.

Pódio da categoria profissional masculino no Ironman Brasil

1 – Luciano Taccone (ARG) — 7h31min46s
2 – Manoel Messias (BRA) — 7h37min11s
3 – Federico Scarabino (URU) — 7h52min47s

Continua depois da publicidade

Pódio da categoria profissional feminina no Ironman Brasil

1 – Pâmella Oliveira (BRA) — 8h46min17s
2 – Fiona Moriarty (IRL) — 9h00min13s
3 – Rachel Olson (EUA) — 9h16min16s

Confira no player abaixo linha de chegada dos atleta profissionais