Em plena Ressacada, o Camboriú eliminou o Avaí nos pênaltis no jogo de volta das quartas de final do Catarinense 2026. No tempo regulamentar, a Cambura venceu por 1 a 0 e empatou o placar agregado. Nas penalidades, foi perfeito e avançou para a semifinal.
Continua depois da publicidade
Há quanto tempo cada clube não vence o estadual de SC
Saiba tudo sobre os estaduais no NSC Total Esporte
Com baixo nível técnico, o primeiro tempo na Ressacada foi marcado pela falta de criatividade. Mesmo fora de casa, o Camboriú dominou a posse de bola, mas não traduziu o volume em chances reais. Já o Avaí foi pouco produtivo.
O segundo tempo foi mais dinâmico e decidido pela eficiência do banco de reservas: Kaká, que recém havia entrado, aproveitou rebote do goleiro Otávio para marcar o único gol do tempo regulamentar. O Avaí chegou a balançar as redes com Luiz Henrique, mas o lance foi anulado por impedimento.
Nos pênaltis, Jean Lucas e Avenatti desperdiçaram as cobranças pelo Leão da Ilha.
Continua depois da publicidade
Agora, o Camboriú vai enfrentar o Barra na semifinal do Campeonato Catarinense. O primeiro jogo será com mando de campo do Camboriú, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A decisão é na Arena Barra FC, em Itajaí.
Por sua vez, o Avaí disputa a Taça Acesc 70 anos, onde o campeão garante vaga na Copa do Brasil 2027. As datas e horários ainda serão divulgadas pela Federação Catarinense de Futebol.
Entenda o regulamento
Com novo formato de disputa, a competição promete ser ainda mais imprevisível e disputada do que nos últimos anos. As equipes estão divididas em dois grupos de seis times cada. Na primeira fase, as duas chaves se enfrentam — Grupo A contra Grupo B —, com seis jogos para cada time.
O cruzamento nas quartas de final será feito com confrontos dentro do grupo: 1º colocado do grupo A contra o 4º do mesmo, 2º do grupo A enfrenta o 3º colocado — e o formato se aplica igualmente no Grupo B. Com a confirmação de 12 datas, as quartas também terão partidas de ida e volta. Após isso, os classificados se enfrentam nas semifinais com dois jogos, seguindo posteriormente para a final, também com dois jogos.
Continua depois da publicidade
Os dois eliminados de cada grupo farão um quadrangular da morte na disputa pela permanência na primeira divisão catarinense. Serão seis rodadas, de ida e volta, onde o líder desse quadrangular irá se salvar. O melhor quinto colocado da primeira fase entra no quadrangular do rebaixamento com um ponto.
Outra novidade é a criação da Taça Acesc 70 anos, competição paralela que será disputada a partir das eliminações das quartas de final e homenageia a Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina. Os quatro perdedores das quartas disputam um novo mata-mata, com duas equipes se classificando.
Esses dois times vão enfrentar os dois perdedores das semifinais do Estadual. Dessa forma, as equipes se enfrentam em uma nova semi, com dois classificados, que disputam uma final pela vaga na Copa do Brasil 2027. A decisão deve ser disputada em jogo único.
Grupo A
Grupo B









