A Volta Ciclística de Santa Catarina começou com domínio estrangeiro. Na etapa de abertura, disputada nesta quarta-feira (8), os colombianos ocuparam as três primeiras posições da prova, com Diego Camargo e Walter Vargas cruzando a linha de chegada ao mesmo tempo. Eles completaram a prova em 04h39m04seg. A primeira posição foi definida no Photo Finish e deu a vitória a Diego Camargo. Victor Ocampo completou o pódio da primeira etapa em 04h45m04seg, ficando na terceira posição.

Continua depois da publicidade

Entre os brasileiros, o destaque foi Bruno Lemes, o melhor colocado da equipe nacional, que ficou na quinta posição, fechando a primeira prova em 04h46m19seg.

O percurso de 147 quilômetros, entre Nova Veneza e Urubici, apresentou subidas desafiadoras, trechos de serra e clima frio típico da região. Apesar de algumas tentativas de fuga, o pelotão manteve um ritmo forte, e a definição ficou para os últimos quilômetros, com chegada emocionante.

Com o resultado, o colombiano Diego Camargo assume a liderança geral da competição e veste a camisa de líder.

A segunda etapa será disputada nesta quinta-feira (9), com largada em Lages e chegada em Urubici, totalizando 141,41 quilômetros de muito desafio na Serra Catarinense.

Continua depois da publicidade

Confira como foi a etapa 1 da Volta Ciclistica

Veja as etapas e seus percursos

Está será a 26ª edição da competição, que retorna ao calendário nacional e internacional após quase 10 anos. As provas seguem até domingo (12), com cinco etapas, e Florianópolis receberá o último percurso.

Confira as equipes que participarão da competição

O trajeto total, dos cinco dias de prova, será de 584 quilômetros, com 14 mil metros de altimetria acumulada. A edição de 2025 tem como tema: “O retorno da Volta SC, um novo ciclo para o ciclismo brasileiro”.

Sobre a Volta Ciclística de SC

A competição é considerada uma das mais tradicionais do ciclismo brasileiro e promete passar por diversos pontos turísticos do estado ao longo das cinco etapas.

Continua depois da publicidade

Entre os destaques estão destinos como as vinícolas de altitude em São Joaquim e Urubici, a gastronomia italiana de Nova Veneza, o Morro da Igreja e a Pedra Furada. A etapa inicial terá como pano de fundo a icônica Serra do Rio do Rastro.

No total, serão 500 pessoas envolvidas e 20 equipes confirmadas, sendo algumas do exterior. Além disso, vale ressaltar que a prova catarinense pontua os atletas para concorrerem às vagas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

— Santa Catarina tem a tradição de grandes nomes do ciclismo, e esses eventos com classificação olímpica, para nós, são ótimos — disse José Vasconsellos, diretor-geral da Confederação Brasileira de Ciclismo.

Teaser oficial da competição

Leia também

Conheça os representantes do Brasil na Libertadores Feminina 2025

Continua depois da publicidade

Lukas Bergmann é apresentado oficialmente por time da Itália para a temporada de clubes

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão