A apneia do sono é um distúrbio sério do sono onde a respiração repetidamente para e começa. O termo “apneia” refere-se a uma pausa na respiração que dura pelo menos dez segundos. A condição pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou gênero, embora seja mais comum em homens adultos.
Continua depois da publicidade
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
O que é apneia do sono
*Fotos: Banco de imagens.
Continua depois da publicidade
Riscos para saúde
A apneia do sono não tratada pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo hipertensão, doenças cardíacas, diabetes, depressão e derrame. Além disso, a sonolência diurna resultante pode levar a dificuldades no trabalho ou na escola e aumentar o risco de acidentes de carro.
Sintomas da apneia do sono
Os sintomas mais comuns incluem ronco alto, períodos de interrupção da respiração durante o sono (testemunhados por outra pessoa), despertar abrupto acompanhado de falta de ar, dor de cabeça matinal, sonolência diurna excessiva, dificuldade em prestar atenção enquanto está acordado e irritabilidade.
Causas da apneia do sono
Existem dois tipos principais: apneia obstrutiva do sono (AOS) e apneia central do sono (ACS). A AOS, a forma mais comum, ocorre quando os músculos da garganta relaxam durante o sono e bloqueiam as vias aéreas. Já a ACS ocorre quando o cérebro não envia os sinais corretos aos músculos que controlam a respiração.
Continua depois da publicidade
Tratamentos disponíveis
Existem várias opções de tratamento para o problema, que variam dependendo da gravidade e do tipo da condição. O tratamento mais comum é o uso de um dispositivo CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas), que mantém as vias aéreas abertas durante o sono usando uma máscara facial.
Outras opções de tratamento incluem dispositivos bucais projetados para manter a garganta aberta, mudanças no estilo de vida (como perda de peso, exercícios e evitar álcool e sedativos), e em casos graves, cirurgia para remover ou encolher o tecido da garganta ou para reposicionar a mandíbula.
A apneia do sono é uma condição médica grave que requer atenção profissional. Se você suspeita que pode estar sofrendo desta condição, procure ajuda médica imediatamente. Com o diagnóstico e tratamento adequados, você pode controlar o problema e melhorar a qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Conheça as causas e as consequências do ronco
Como identificar a apneia do sono? Entenda o problema
Apneia do sono após os 50 anos pode aumentar risco de demência








