A quarta-feira (29) deve ser de mar agitado no litoral de Santa Catarina, e o risco para ressaca é moderado, em especial nas áreas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Nestas regiões, as ondas podem ter picos de até 3,5 metros.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Com isso, a recomendação da Defesa Civil é evitar a navegação e a pesca, assim como o banho de mar, esportes náuticos como o surfe, ou até caminhadas à beira-mar, caso as ondas cheguem à calçada.

Esta movimentação é um reflexo da chuva intensa e volumosa que atingiu o Estado nesta terça (28) e na madrugada desta quarta-feira (29), em especial na Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Planalto Sul.

FOTOS: Chuva histórica de 134 mm deixa Florianópolis debaixo d’água

Continua depois da publicidade

Chuva diminui nesta quarta-feira

A chuva perde intensidade ao longo desta quarta-feira, à medida que o sistema de baixa pressão se afasta para alto mar. O dia já amanhece com sol no Grande Oeste e áreas de divisa com o Paraná, trazendo também o aumento das temperaturas. Somado à umidade, pode haver temporais isolados entre a tarde e o início da noite.

SC teve apenas 48 dias sem chuva durante todo o ano de 2023

O calor chega a todo o Estado, com máximas podendo passar dos 30°C do Extremo Oeste ao Litoral Norte e variando de 23°C a 25°C nas demais regiões.

Na quinta-feira (30), a chuva pode voltar pela manhã, mas fraca e isolada, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. No decorrer do dia, no entanto, o sol volta a aparecer. No restante do Estado, o sol aparece em meio às nuvens, elevando as temperaturas.

A possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados ainda continua entre a tarde e a noite, no Oeste, mas o risco para ocorrências é baixo, segundo a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

El Niño ganha força e pode atingir maior intensidade dos últimos sete anos em SC

Veja fotos das chuvas em Florianópolis

O calor e temperaturas acima dos 30°C também marcam presença. As máximas podem variar entre 32°C e 34°C do Extremo Oeste ao Litoral Norte, e se aproximam dos 30°C nas demais regiões.

Na sexta-feira (1°), o tempo continua firme, com predomínio de sol e calor. As máximas se aproximam dos 35°C na maioria das regiões, podendo chegar a 38°C no Extremo-Oeste. O sábado (2) também começa com tempo firme e predomínio de sol, no entanto, no decorrer da tarde, o tempo muda com a chegada de uma frente fria ao Estado, que traz novas chuvas e temporais, começando pelas áreas da divisa com o Rio Grande do Sul e se estendendo para as demais regiões ao longo do dia.

Veja também imagens da chuva em SC

Continua depois da publicidade

Leia mais

Mês termina com tempo instável e dezembro em SC deve ter chuva acima da média

Chuva em SC deixa regiões em alerta vermelho para risco de alagamentos e deslizamentos

Destaques do NSC Total