Além de vencer como presidente, Donald Trump teve maioria no Senado e, tudo indica, que também terá a maior composição da Câmara nos Estados Unidos pelos próximos dois anos. Nesta terça-feira (5), eleitores do país foram às urnas para escolher 435 deputados norte-americanos. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

No cenário atual, o Partido Republicano já tem 220 vagas, contra 212 dos democratas, maioria conquistada nas eleições de 2022. Os partidos já têm seguros pelo menos 200 assentos e, com a contagem de votos ainda em andamento, a disputa é acirrada. Isso porque os republicanos já conquistaram 198 vagas, enquanto que os democratas estão com 180, com 57 cadeiras ainda em disputa.

Donald Trump vence eleições nos Estados Unidos e retornará à Casa Branca após quatro anos

Segundo o g1, o partido que eleger 218 deputados terá maioria na nova composição da Câmara. Com isso, a legenda passa a ter controle das pautas na Casa, fator que pode ser determinante para influenciar diretamente as próximas eleições presidenciáveis.

Continua depois da publicidade

No Senado, a maioria também foi republicana, com 52 cadeiras, contra 42 democratas. Por definição da 20ª Emenda à Constituição dos EUA, o 119º Congresso do país tomará posse oficialmente no dia 3 de janeiro de 2025. Já a posse presidencial ocorre em 20 de janeiro.

Leia também

“Vitória política nunca antes vista no nosso país”, diz Donald Trump em primeiro discurso após eleição

Por que as eleições presidenciais nos Estados Unidos são importantes para SC e o Brasil