O fim de semana foi marcado por casos de maus-tratos e abandono de animais em Barra Velha, cidade do Litoral Norte catarinense. Em ambos os casos, câmeras de segurança flagraram a ação. Em um deles, um cão foi abandonado por uma motociclista e, ao ser colocado no chão, ainda corre tentando alcançar a tutora. No outro caso, dez filhotes de gatos foram abandonados por uma mulher de carro, deixados dentro de uma caixa de papelão.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp
Veja fotos do cão e dos gatinhos abandonados
Caso de cachorra abandonada que correu atrás de moto tem reviravolta em Barra Velha
Um dos casos, flagrado por uma câmera, mostra o momento em que uma mulher de moto chega até uma rua da cidade e tira o cão do bagageiro. O cachorro é colocado no chão, a mulher sobe no veículo e vai embora. O vídeo chamou a atenção porque, após ser deixado no local, o cachorro ainda tentou correr atrás da ex-tutora. O vídeo viralizou nas redes sociais, sendo compartilhado por nomes conhecidos pela defesa dos animais. Há publicações que somam mais de 300 mil visualizações.
Continua depois da publicidade
A Fundação de Meio Ambiente (Fundema) de Barra Velha informou que foi notificada sobre o caso e trabalha com a Polícia Civil para identificar a suspeita do crime de abandono. O animal abandonado ainda não foi encontrado, porém, a Fundema está mobilizada para encontrar o cão nesta segunda-feira (14) e dar a ele um lar temporário seguro.
Veja vídeo do cão abandonado
Gatinhos abandonados são adotados por vizinhos
Na sexta-feira (11), mais um caso de abandono foi registrado por uma câmera de segurança em Barra Velha. Nas imagens, um carro estaciona ao lado de um terreno baldio. Uma mulher desce do veículo com uma caixa e deixa o objeto no local. Depois, ela foge.
Algum tempo depois, vizinhos ouviram miados e verificaram que dentro da caixa havia dez filhotes de gatos. A vizinhança se mobilizou e seis deles foram adotados pelos próprios moradores. Outros quatro foram adotados durante uma feira da Fundema.
Segundo o órgão, ao menos duas mulheres foram identificadas como suspeitas pelo abandono. A Polícia Civil vai abrir um inquérito para investigar o caso e, futuramente, poder indiciar as suspeitas do crime.
Continua depois da publicidade
Veja vídeo dos gatinhos
Leia também
Suspeita que jogou cão em ponte tentou “mudar de rota” para evitar polícia em Joinville
Gato “atípico” de Joinville soma milhões de visualizações e tem fãs dos EUA à Tailândia