E lá se vão quase um ano desde a última Páscoa. E, agora, me bateu a saudade do almoço que fizemos naquele domingo, que foi dica de uma vizinha muito querida que, por não poder participar com a gente, resolveu deixar como contribuição a receita.

Continua depois da publicidade

Leia também:

>> Veja outras receitas do Na Panela

>> Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Continua depois da publicidade

>> Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook

Olha, me espantei com a quantidade de duas coisas: de pimentão e azeite. Pensei que não ia dar certo, mas não é que deu? E que bom, porque era o almoço da família inteira e, aquela altura, não tinha nem pizzaria aberta pra salvar o nosso dia.

Bom, mas vou dizer a você o que disse a eles naquela ocasião: Boa Páscoa!

Bacalhau da Dona Rosa

Ingredientes:

1 kg de bacalhau dessalgado

1 kg de batata cozida(s) em rodela(s)

2 pimentões verdes em tiras

2 pimentões vermelhos em tiras

2 pimentões amarelos em tiras

2 xícara(s) (chá) de azeite de oliva

Azeitona preta sem caroço

Ovos cozidos em rodelas

1 1/2 cebola em rodelas

Modo de fazer:

Dessalgue o bacalhau e reserve. Cozinhe as batatas e, depois, corte-as em rodelas. Em um refratário forrado com papel alumínio, coloque uma camada de batata, uma de bacalhau, os pimentões, azeitona e azeite de oliva. Vá fazendo as camadas até terminar os ingredientes. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio a 180ºC por uma hora ou até você perceber que o bacalhau já está cozido. Retire do forno e sirva em seguida.

Dicas:

Para dessalgar o bacalhau, deixe-o em água gelada (bem gelada) de um dia para o outro, trocando a água a cada seis horas, em média. Não afervente o peixe, se não ele perde o sabor. Nesta receita, mais é mais. Então, quanto mais azeite – de boa qualidade, claro – melhor!

Continua depois da publicidade

Se demorar muito pra cozinhar o bacalhau, não se desespere, porque ele demorar mesmo.