Luz amarela, vermelha, símbolos piscando e sinais sonoros emitidos com frequência enquanto o carro está em funcionamento. Alguns desses avisos podem levar o motorista ao desespero, mas, em alguns casos, não representam um grande problema – apenas requerem atenção e algum ajuste, seja no modo de condução ou alguma manutenção simples. Apesar disso, sinais no painel do carro nunca devem ser ignorados.

Continua depois da publicidade

Eles fazem parte do sistema de segurança padrão presente em praticamente todos os modelos, e servem para alertar o motorista de que algo não está funcionando corretamente. Dependendo da luz que acender no painel, o recomendado é parar o carro imediatamente e chamar a assistência. Outros podem indicar a necessidade de revisão, manutenção ou abastecimento.

As principais luzes do painel

As cores indicam a gravidade

O painel do carro utiliza um sistema de cores, padronizado internacionalmente, para indicar os níveis de urgência da situação – um padrão semelhante ao usado por hospitais, por exemplo, usando o verde, amarelo e vermelho para determinar a gravidade do problema.

Luzes vermelha: alerta máximo

Continua depois da publicidade

As luzes vermelhas são os sinais de risco iminente. Indicam falhas graves que podem causar sérios danos ao motor e ao sistema de segurança. O motorista deve parar o carro imediatamente em um lugar seguro e chamar assistência.

Os ícones que aparecer com luz vermelha no painel são:

  • Bateria: Indica falha no sistema de carregamento (alternador). Se a bateria não estiver sendo recarregada, ela vai acabar e o motor vai parar. Não se deve continuar dirigindo nessas situações.
  • Temperatura: indica que o motor está superaquecendo. Continuar dirigindo pode fundir o motor. É necessário parar o carro imediatamente e aguardar o resfriamento antes de chamar a assistência. Não se deve abrir o reservatório.
  • Óleo: indica baixa pressão do óleo (lubrificação insuficiente). É o aviso mais perigoso; a falta de lubrificação destrói o motor rapidamente. O carro deve ser imediatamente parado e desligado.

Continua depois da publicidade

  • Freio: se acender com o freio de mão abaixado, indica baixo nível do fluido de freio ou uma falha no sistema. Isso compromete a capacidade de frenagem. O indicado é parar o carro e chamar um guincho.
  • Airbag: indica um mau funcionamento no sistema de retenção suplementar. Em caso de colisão, o airbag pode não ser acionado. O problema não impede a condução, mas reduz drasticamente a segurança de motoristas e passageiros.

Luz amarela ou laranja: o carro precisa de manutenção

As luzes amarelas (ou laranjas) indicam que há um problema que requer atenção, mas que geralmente permite que você continue dirigindo até uma oficina ou posto de serviço. No entanto, não devem ser ignoradas. 

As luzes amarelas geralmente aparecem nas seguintes situações:

  • Motor (luz de injeção eletrônica): mostra que o sistema de gerenciamento do motor detectou uma irregularidade. Pode ser desde um simples problema na tampa do combustível até falhas em sensores, velas ou no catalisador. O condutor deve levar o carro até uma oficina para um diagnóstico eletrônico (uso do scanner).

Continua depois da publicidade

  • ABS (luz do sistema antibloqueio dos freios): indica que o sistema ABS está inoperante. Os freios continuam funcionando, mas as rodas podem travar em uma frenagem brusca. É necessário fazer uma revisão o mais breve possível.

  • Pneu (luz de pressão): informa que a pressão de um ou mais pneus está abaixo do recomendado. Isso compromete a estabilidade e a economia de combustível. O motorista deve calibrar os pneus na primeira oportunidade – geralmente, pode ser feito de forma gratuita na maioria dos postos de combustível.

  • Estabilidade (luz do controle de tração): se estiver acesa de forma contínua, indica que o sistema está desativado (pelo motorista ou por falha). Se estiver piscando, significa que o sistema está em ação, corrigindo a trajetória do carro.

Luz verde ou azul: informações relevantes e funcionamento do veículo

Essas luzes são meramente informativas. Elas não sinalizam falhas, mas indicam que um determinado sistema, iluminação ou modo de condução está ativo no veículo.

Continua depois da publicidade

  • Seta/Direção (Verde): Indica que a luz direcional (pisca-pisca) está ativada.
  • Farol Baixo (Verde): Indica que os faróis baixos estão ligados.
  • Farol Alto (Azul): Indica que os faróis altos estão ligados. Lembre-se de desligá-los imediatamente ao cruzar com outros veículos.
  • Piloto Automático (Verde): Indica que o sistema de controle de cruzeiro está ativo.

Atenção e prudência

Manter o carro em boas condições é essencial para garantir a segurança e evitar prejuízos. As luzes no painel do carro servem justamente para alertar o motorista de que algo está errado e precisa de atenção. Independente da cor, os sinais no visor não devem ser ignorados.

Hábitos simples, revisões e manutenções em dia e direção prudente evitam transtornos e riscos desnecessários. Ter um carro não precisa ser uma dor de cabeça e nem um problema financeiro.