Na última quarta-feira (21), a árbitra catarinense Neuza Inês Back foi homenageada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A Moção de Aplauso foi proposta pelo deputado estadual Mauro De Nadal (MDB) como forma de reconhecer a trajetória de Neuza, que levou o nome de Santa Catarina para os principais palcos do futebol mundial.

Continua depois da publicidade

— Ela se transformou em uma mulher internacional para ocupar um espaço que, até pouco tempo, era exclusivo dos homens. E não apenas ocupou esse espaço, fez bonito, com perfeição, dedicação e seriedade. Essas são marcas que acompanham a trajetória dela, por isso chegou onde está hoje. — destacou o deputado durante a cerimônia.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Natural de Saudades, no Oeste Catarinense, Neuza construiu uma carreira sólida no esporte. Dos campeonatos amadores até alcançar as competições mais prestigiadas do futebol, sua trajetória é marcada por feitos históricos: foi a primeira árbitra brasileira a integrar o quadro de arbitragem da FIFA em uma Copa do Mundo masculina. Mais do que isso, tornou-se a primeira brasileira a atuar tanto em Copas do Mundo femininas quanto masculinas.

Continua depois da publicidade

Seu currículo impressiona: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Copa América Feminina, Libertadores Feminina, Mundial de Futebol Feminino, Mundial de Clubes Masculino no Catar, Olimpíadas de Tóquio e Copa do Mundo Masculina, também no Catar.

— Realmente, são metas difíceis de alcançar. Eu consegui estar em todas as competições que um árbitro pode sonhar na carreira, então me considero uma pessoa abençoada. Sempre sonhei passo a passo: primeiro ser reconhecida em Santa Catarina, depois no Brasil, e por fim, internacionalmente. Fui subindo degrau por degrau — disse Neuza.

Com competência e autoridade, ela conquistou seu espaço e abriu caminhos para que outras mulheres também possam sonhar em trilhar esse percurso. E o próximo objetivo já está traçado: estar presente em mais uma Copa do Mundo.