Falta menos de um mês para a Osterfest 2026 em Pomerode e o artista e escritor blumenauense escolhido para decorar o maior ovo de Páscoa do mundo, Guilherme Karsten, revelou a arte que preparou para a edição deste ano. O tema escolhido pelo ilustrador remonta ao sentimento nostálgico, que valoriza o lado afetivo e familiar da Páscoa, e instiga o imaginário lúdico.
Continua depois da publicidade
A obra de cores vibrantes e quentes teve como inspiração as memórias de infância e a tradicional caça aos ovos de chocolate, um dos rituais mais especiais da Páscoa em família. A ilustração mostra coelhos simpáticos brincando entre plantas e pedras. O processo de pintura já começou e a finalização está prevista para o dia 12 de fevereiro, quando a festa pomerodense começa. É a primeira vez que a pintura é feita com o ovo totalmente montado, com o uso de andaimes.
A Páscoa sempre ocupou um lugar especial nas memórias de infância de Guilherme, um daqueles eventos anuais que toda criança aguarda o ano inteiro ansiosamente, como conta o artista nas redes sociais. As lembranças do ilustrador, unidas com a conexão pascoal da Osterfest e a oportunidade de expor a arte em um tamanho gigante convenceram Guilherme a aceitar o convite da Associação Visite Pomerode (Avip) para decorar o ovo do evento pomerodense.
Além disso, as cores escolhidas por ele para o ovo também serão aplicadas nas casquinhas da Maior Osterbaum do Mundo e em toda a identidade visual da festa.
Confira a arte deste ano
— A Osterfest é um passeio obrigatório para a nossa família todos os anos, é um evento que admiro muito e que me remete à infância. Ter a minha arte assim exposta num evento tão notável, tradicional e diante de tantos visitantes é muito significativo — relata o artista.
Continua depois da publicidade
A Osterfest 2026 ocorrerá de 12 de fevereiro e segue até o dia 5 de abril, que será o domingo de Páscoa. O evento tem dois recordes reconhecidos pelo Guinness World Records: tanto o maior ovo de Páscoa decorado quanto a maior árvore de Páscoa do mundo. O ovo foi reconhecido pela primeira vez em 2019, mas, em 2022, o recorde foi batido pela cidade de Salou, na Espanha. Em 2023, Pomerode recuperou o título, com 16,72 metros de altura e 10,88 de diâmetro, e esse mérito permanece válido até hoje.
Saiba mais sobre o artista
Guilherme é conhecido pelo estilo original e colorido em suas artes e pelas histórias divertidas, que despertam a imaginação do leitor. O blumenauense tem 12 livros publicados, superou a marca de 500 mil edições vendidas, publicou em mais de 30 idiomas com prêmios no exterior, além de ter recebido três Prêmios Jabuti, o mais importante da literatura nacional.
“Carona” é o livro mais reconhecido do autor, que conta a história de um surfista que está pronto para ir à praia, pegar umas ondas e aproveitar o dia de sol, mas precisa enfrentar uma aventura no trajeto. A obra foi vencedora do Prêmio Jabuti na categoria “Ilustração”.
Além dos Prêmios Jabuti, Guilherme recebeu o Golden Pinwheel Grand Award, na China, em 2019 e a Golden Plaque da Bienal de Ilustrações de Bratislava, na Eslováquia, em 2019. Ele também participa de palestras em eventos relacionados a literatura, infância, educação e criatividade e realiza visitas a escolas e feiras de livros.
Continua depois da publicidade






