O Dia da Mentira, celebrado mundialmente no 1º de abril, é uma data em que muita gente gosta de fazer aquela brincadeira, ou até mesmo as famosas “pegadinhas”. Seja para pregar aquela peça em alguém da família ou para deixar um amigo assustado, a data é famosa por fazer com que milhares de “mentiras inofensivas” circulem pelo mundo.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Pensando nesse comportamento, pedimos para que a inteligência artificial selecionasse as 10 principais brincadeiras usadas por todos nesta data. As ideias foram desenvolvidas pela plataforma ChatGPT, projetada para interagir e conversar com os usuários de forma semelhante a uma pessoa humana. O site é baseado na arquitetura Generative Pre-trained Transformer (GPT), que permite ao modelo compreender e gerar texto em resposta a uma ampla variedade de entradas e perguntas.

Continua depois da publicidade

Mas, afinal, qual é a origem do Dia da Mentira?

O Dia da Mentira tem origens incertas, mas várias teorias sobre sua origem. Uma delas remonta ao século XVI, na França, quando o Ano Novo foi movido para 1º de janeiro, mas algumas pessoas resistiram e continuaram a celebrá-lo em 1º de abril. Essas pessoas eram chamadas de “bobos de abril” e foram alvo de brincadeiras.

Com o tempo, essa tradição evoluiu para o Dia da Mentira, onde as pessoas pregam peças umas nas outras. Outras teorias sugerem origens em festivais pagãos ou tradições romanas. Hoje, o Dia da Mentira é uma tradição globalmente reconhecida para pregar peças e se divertir com amigos e familiares. As ideias a seguir servem para ilustrar como a data é celebrada, mas cuidado: não é porque elas existem, que precisam ser feitas. Lembre-se de que qualquer mentira ou brincadeira deve ser feita com responsabilidade, para evitar transtornos.

Confira as 10 brincadeiras de Dia da Mentira mais comuns, via ChatGPT

  • Notícias falsas: Uma das formas de brincar com alguém é espalhar uma notícia absurda ou falsa, seja de um show famoso anunciado no país ou de alguma descoberta absurda.
  • Despertador adiantado: Alterar os relógios ou configurar o despertador de alguém para tocá-lo mais cedo do que o normal.
  • Café salgado: Trocar o açúcar pelo sal no açucareiro para pegar alguém desprevenido durante o café da manhã.
  • Mouse invertido: Inverter a direção do cursor do mouse no computador de alguém para confundir sua navegação.
  • Bilhete nas costas ou desenho de peixe colado nas costas: Bilhetes engraçados nas costas de alguém que não possa ver é muito usado na data. Em alguns países, é um peixe que é colocado, mas não se sabe a origem dessa brincadeira.
  • Banana no escapamento: Colocar uma banana ou outro objeto no escapamento de um carro para criar uma situação engraçada quando o motorista ligar o veículo.
  • Jogo de palavras: Fazer trocadilhos ou jogos de palavras para confundir ou enganar os outros.
  • Mensagem falsa: Enviar mensagens de texto ou e-mails falsos para enganar amigos ou familiares.
  • Controle remoto falso: Cobrir o sensor infravermelho do controle remoto da TV com fita adesiva para que ele não funcione, causando confusão.
  • Tinta na torneira: Colocar corante na água da torneira para que saia colorida, surpreendendo quem for usá-la.

Continua depois da publicidade

Leia mais

100 mensagens de Aniversário via ChatGPT para compartilhar

Destaques do NSC Total