No Brasil, o Natal é comumente celebrado da mesma forma, com as tradições do país. Montar a árvore e colocar presentes debaixo dela, decorar as casas, esperar o Papai Noel e receber parentes e amigos na ceia estão entre elas. Mas, em vários lugares do mundo, existem costumes natalinos que são bem diferentes dos brasileiros e que muitas vezes podem despertar a nossa curiosidade.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias 

Por isso, preparamos uma lista com as formas mais curiosas que os países ao redor do mundo celebram a data de 25 de dezembro. Alguns dos eventos, contudo, começam até antes.

Confira as celebrações bizarras de Natal pelo mundo

Continua depois da publicidade

1 – Batatas e galhos para crianças desobedientes na Alemanha

Na cultura europeia, uma data importante que tem conexão com o Natal é o Dia de São Nicolau, celebrado em 5 de dezembro. Na Alemanha, as crianças esperam ansiosamente por essa data. De acordo com o site Flipboard, a tradição diz que os pequenos precisam deixar cartas dentro de sapatos para São Nicolau, e se a criança não foi comportada, o santo deixa batatas e pedras ao invés de presentes.

2 – O terrível Krampus na Áustria

Assim como na Alemanha, a Áustria também tem uma forte ligação com São Nicolau. De acordo com o G1, enquanto o santo recompensa as crianças comportadas, o seu cúmplice assustador pune quem agiu mal durante o ano. Então, quando o Natal se aproxima, muitos austríacos se vestem de Krampus e saem para aterrorizar as crianças na rua.

3 – Natal em 7 de janeiro na Rússia

Ao contrário do que é tradicional em muitos lugares do mundo, o Natal em países como a Rússia e a Ucrânia não é celebrado no dia 25 de dezembro, mas sim em 7 de janeiro. Isto pois a igreja ortodoxa russa segue o calendário juliano, e essa seria a data do nascimento de Jesus. Por isso, os russos contam com um mega feriado, que vai de 1º a 9 de janeiro.

Continua depois da publicidade

4 – Pudim em chamas no Reino Unido

No quesito sobremesa mais peculiar para a ceia, o Reino Unido tem um forte candidato. De acordo com o G1, os britânicos servem um pudim de natal com as luzes apagadas. O doce é até mesmo flambado na mesa em frente aos convidados, virando uma espécie de “vela comestível”.

5 – A sauna natalina na Finlândia

Pouco antes da ceia de 24 de dezembro, os finlandeses fazem uma de suas atividades favoritas, a sauna. Além de diminuir um pouco do frio que é comum nos países nórdicos, acredita-se que os espíritos dos ancestrais purificam o corpo nesse ritual.

6 – Festa a noite toda na Argentina

Aqui no Brasil, as celebrações duram até um pouco depois da ceia com sobremesas e bebidas, mas nossos vizinhos argentinos são muito mais festeiros. Segundo o Flipboard, por lá tem quem cante e dance a madrugada inteira do dia 24 para o dia 25 de dezembro.

Continua depois da publicidade

7 – 13 duendes e gato gigante na Islândia

A Islândia tem duas tradições bastante engraçadas para o Natal. De acordo com o G1, a primeira é a tradição dos 13 duendes, onde cada um deles passa distribuindo presentes nas ruas a partir do dia 12 de dezembro até o dia 25. Além disso, existe a lenda de um gato gigante que come as pessoas que não usam roupa nova na data.

8 – Jogando o sapato na República Tcheca 

Na cultura natalina da República Tcheca, as mulheres solteiras jogam o sapato em direção a porta de entrada. Caso o dedo do pé fique apontado para a entrada, seu casamento está garantido no ano seguinte.

9 – Frango frito como fast food no Japão

Assim como nós aqui no Brasil, os japoneses também comem uma ave na ceia natalina. Contudo de um jeito diferente. Segundo o Terra, virou tradicional no país asiático o consumo de frango frito à moda dos fast foods americanos no dia 24 de dezembro.

Continua depois da publicidade

10 – Boneco impróprio na Espanha

Por fim, deixamos a tradição mais obscena de todas, um boneco chamado de “el caganer” – “o defecador” – da Espanha, que fica escondido durante o mês de dezembro. Geralmente é um boneco de cerâmica que tem as calças abaixadas. No natal, as crianças precisam achar esse boneco e quebrá-lo para dar boa sorte.

*As fotos da galeria de imagens são de Banco de imagens.

Leia também

Qual o dia certo de desmontar a árvore de Natal em 2024?

Os perigos da “Síndrome da Árvore de Natal” e da contaminação por fungos e ácaros

Destaques do NSC Total