Suni Williams e Butch Wilmore, astronautas que ficaram “presos” no espaço durante nove meses após uma missão que deveria durar oito dias, estão finalmente voltando para a casa.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Ao todo, os dois passaram 287 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Ainda assim, esse não é o recorde de tempo que astronautas ficaram no espaço. Antes deles, o cosmonauta russo Valeri Polyakov passou mais de um ano a bordo de uma missão espacial.

Os astronautas ficaram “presos” por conta de problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, que deveria ter trazido a dupla de volta para a Terra em junho de 2024.

O retorno estava adiado indefinidamente. Por isso, a solução para voltar para casa foi embarcar na cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, que desacoplou da ISS por volta das 2h (horário de Brasília) desta terça-feira (18).

Continua depois da publicidade

Relembre fotos dos astronautas

A bordo, além dos dois, estão os astronautas Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov. Eles também faziam parte da missão Crew-9.

Confira o cronograma do retorno dos astronautas

O trajeto tem várias fases críticas, que incluem o desacoplamento da estação, uma série de manobras orbitais para posicionar a cápsula corretamente, a queima de reentrada que desacelera a cápsula, e finalmente a descida controlada até o oceano usando paraquedas. Confira os detalhes:

  • Fechamento da escotilha: O retorno da cápsula da SpaceX começou com os preparativos para fechamento da escotilha às 23h45min da última segunda-feira (17);
  • Desacoplamento: A partida (desacoplamento do veículo da estação espacial) às 2h05min da madrugada de terça-feira;
  • Chegada: O retorno dos astronautas será um processo que durará, aproximadamente, 17 horas, estima a Nasa; o tempo é contado desde o fechamento da escotilha até a amerissagem (pouso na água), prevista para às 18h57min de terça-feira;
  • Ponto de pouso: astronautas devem ser resgatados em um ponto (ainda não detalhado) na costa da Flórida, nos EUA.

Continua depois da publicidade

O trajeto termina quando, após a amerissagem, as equipes de recuperação resgatam os astronautas e a cápsula.

Veja o cronograma completo de retorno (no horário de Brasília):

Madrugada de terça-feira, 18 de março:

  • 02h05min: Desacoplamento da cápsula Dragon Freedom

Terça-feira à tarde,18 de março:

  • 18h11min: Início da queima de reentrada, momento em que a cápsula atravessará a atmosfera da Terra em alta velocidade (horário aproximado)
  • 18h57min: Amerissagem, ou seja, o pouso na água (horário aproximado)

— As previsões indicam condições favoráveis para terça-feira à noite, oferecendo uma janela de oportunidade antes da chegada de condições climáticas menos favoráveis previstas para o final da semana — disse a agência espacial.

Continua depois da publicidade

O local exato da amerissagem será confirmado mais próximo do horário em que eles devem retornar.

Relembre o que aconteceu

A dupla foi enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) em 6 de junho de 2024, em uma missão de supostamente oito dias, no primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing. De acordo com as autoridades do órgão, a nave Starliner poderia ficar ancorada na ISS por no máximo 45 dias.

Eles deveriam ter voltado à Terra em 12 de junho, porém, problemas nos propulsores e vazamento de hélio na capsula impediram com que a dupla voltasse.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Israel bombardeia Gaza após impasse com reféns; ao menos 404 pessoas morreram