A formação de um ciclone extratropical em alto-mar entre a costa das regiões Sul e Sudeste do Brasil deixa Santa Catarina em alerta laranja para tempestades nesta terça-feira (3), conforme aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Segundo a Defesa Civil, o sistema deve trazer temporais com chuva intensa em todas as regiões catarinenses.

Continua depois da publicidade

A previsão do Inmet indica chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros em um único dia, com ventos intensos que podem chegar aos 100 km/h, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

De acordo com a Defesa Civil, os temporais devem iniciar já a partir da tarde e início da noite, persistindo até a madrugada e manhã de quarta-feira (4), principalmente no Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul. Ainda na tarde de quarta-feira, há condições para novos temporais isolados em grande parte do estado.

Acompanhe o ciclone

Quais são as recomendações do Inmet

Continua depois da publicidade