A música dentro dos pavilhões da Oktoberfest Blumenau nem tinha começado, mas uma aglomeração diante do setor 3 do Parque Vila Germânica já fazia um verdadeiro “esquenta” para a festa e o desfile. Olhos atentos, chopes nas mãos e uma curiosidade genuína tomou conta de dezenas de foliões que esperaram para entender: alguns carros alegóricos da Planetapeia saíram do local em direção à Rua XV de Novembro. Quando o encontro ocorreu — entre quem esperava do lado de fora e os ocupantes dos divertidos carros — foi só alegria.
Continua depois da publicidade
A poucos metros dali, nos arredores do setor 1, outra atmosfera marcava as primeiras horas de Oktoberfest. Idosos, crianças, pequenos e grandes grupos caminhavam com tranquilidade, descobrindo cada detalhe da histórica edição. Era como se a Vila estivesse dividida entre a calmaria e a agitação. Em comum, claro, semblantes leves, sorrisos fáceis e muito interesse em aproveitar a primeira noite do evento.
Viviane Lima e a família estavam no meio da aglomeração que se formou antes das 18h para ver a saída de parte da Planetapeia do setor 3. Eles não sabiam o que ocorreria, assim como tantos outros turistas, mas aguardaram para ver. Na Vila Germânica desde à tarde, o plano dos visitantes de São Paulo era sair dali e curtir o desfile no Centro, mas o conselho dos parentes que moram em Blumenau o fizeram desistir. O medo era ficar preso no trânsito.
— Agora a gente vai tentar assistir ao desfile no sábado — definiu Viviane.
O casal já esteve na cidade em outros momentos para visitar os familiares, mas nunca aproveitaram uma noite de Oktober. De férias, a auxiliar de dentista quer dar um “check” em tudo que falta: desfile, noite de festa e gastronomia.
Continua depois da publicidade
Tão logo os carros da Planetapeia passaram, por volta das 18h30min, a multidão se dispersou por diferentes cantos da Vila. O relógio nem marcava 19h e a praça de alimentação já estava quase cheia, com pequenas filas em algumas casinhas de comida.
Isso tudo, vale lembrar, antes da sangria do primeiro barril de chope, uma tradição que marca o início da festa e deve ocorrer a partir das 22h no Spaten Platz, ao lado do setor 1.
Ou seja, a julgar pela movimentação na largada do primeiro dia, a Oktoberfest Blumenau tem tudo para repetir os bons números dos anos anteriores (e, quem sabe, até ultrapassá-los).
Confira como foram as primeiras horas
Leia também
AO VIVO: Assista ao 1º desfile da Oktoberfest Blumenau 2025
Continua depois da publicidade







