A atriz e escritora Amara Hartmann, conhecida por interpretar a versão jovem de Rosa na novela Dona de Mim, da TV Globo, está prestes a lançar seu novo livro infantil, Lia Roxa e a Matinta Pereira. A obra, ilustrada por Milena Santos, chega ao público com o compromisso de entreter e provocar reflexões sobre amizade, bullying, pertencimento e novas formações familiares, tudo permeado por um toque de magia e folclore nacional.
Continua depois da publicidade
Em Lia Roxa e a Matinta Pereira, a autora apresenta Lia, uma menina comum, mas com uma característica especial: o cabelo roxo. Por causa dele, a jovem enfrenta olhares e comentários de colegas, mas encontra força em sua fiel amiga, uma coruja dourada. No decorrer da história, Lia descobre que pertence ao clã das Tintapereiras, um grupo de mulheres dotadas de poderes mágicos. A aventura discute temas como autoestima, confiança, respeito às diferenças e a confiança nos amigos e professores.
Para Amara, escrever é uma forma de brincar com a imaginação e se reconectar com sua infância. “Quando a gente vê uma criança brincando, ela faz isso com muita seriedade – ela acredita no que está fazendo e se diverte! Apesar da correria, eu sempre penso que a escrita e a atuação eram as minhas brincadeiras favoritas. Todos os meus trabalhos artísticos são homenagens para a criança que eu fui, principalmente o Lia Roxa”, reflete a autora.
Com apenas 31 anos, Amara já reúne mais de uma década de trajetória nas artes. Atriz, autora e produtora cultural, ela transita entre o teatro, a televisão e a literatura. Seu novo projeto literário nasce de um momento de autodescoberta e conexão com outras mulheres.
Continua depois da publicidade
“O livro é muito sensível para mim, pois ele nasceu em um momento em que eu estava entendendo a minha potência e a potência das mulheres a minha volta. Foram elas que me ensinaram e apoiaram, desde o bullying na infância, até os desafios da vida adulta, a acreditar em mim mesm”, conta Amara. O lançamento da obra acontece no dia 23 de novembro, às 15h, no Museu de Arte Osorio Cesar, em Franco da Rocha (SP).
Além de Lia Roxa e a Matinta Pereira, Amara já publicou outros três títulos: Maria e as Doze Flores, A Comadre Fulozinha e a Magia da Tyba e Os Labaxos e as Chuvas. Pela produtora Romã Atômica, que ela fundou, desenvolve projetos que unem arte, afeto e território.
Serviço:
Livro: Lia Roxa e Matinta Pereira
Lançamento: 23 de novembro, domingo, às 15h00, no Museu de Arte Osorio Cesar (Avenida dos Coqueiros, 441 – Centro Franco da Rocha/SP)
Autora: Amara Hartmann (@amarahartmann) com ilustrações de Milena Santos (@milenaeart)
Continua depois da publicidade




