A volta de Terra Nostra às tardes da Globo despertou a curiosidade de muita gente pela trama. A novela de Benedito Ruy Barbosa traz de volta a saga dos imigrantes italianos que fez muito sucesso quando passou pela primeira vez.

Continua depois da publicidade

Terra Nostra foi exibida de 20 de setembro de 1999 até 2 de junho de 2000, com 221 capítulos. Substituiu Suave Veneno e foi substituída por Laços de Família. Um dos pontos marcantes da novela foi o tema de abertura.

Uma música épica cantada por Agnaldo Rayol e Charlotte Church. A música em italiano foi composta pelo filho do autor da novela, Marcelo Barbosa. A novela também ficou marcada pelo alto investimento que a emissora fez na produção.

Antes e depois do elenco de Terra Nostra

Só a produção dos primeiros capítulos, que mostra a vinda dos personagens italianos para o Brasil em um navio, custou R$ 1,2 milhão. A Globo gastou cerca de R$ 4 milhões na produção do primeiro mês de gravação.

Continua depois da publicidade

Trezentos figurantes participaram da cena do desembarque dos imigrantes no Porto de Santos. Imagens reais da época foram inseridas na trama. Outro ponto curioso, é que a cena em que quase jogam um bebê vivo ao mar, achando que ele estava morto por causa da peste foi baseado em uma história real.

Benedito Ruy Barbosa conheceu essa história através de uma carta enviada a ele por uma imigrante italiana. Por fim, uma das curiosidades que envolve Terra Nostra, é que a novela quase contou com Taís Araújo no seu elenco.

A atriz chegou a gravar uma cena como a personagem Naná, que tinha um filho de Gumercindo (Antônio Fagundes). Taís foi considerada muito nova para o papel, e a personagem acabou sendo vivida por Adriana Lessa.

Continua depois da publicidade

Terra Nostra de volta: veja os atores do elenco que já morreram e deixaram saudade

Compare o elenco de Terra Nostra em 1999 e agora