O Campeonato Brasileiro de Downhill voltou para Santa Catarina após quase uma década e Lucas Borba, atual campeão, teve papel muito importante para esse retorno, que será em Pomerode.

Continua depois da publicidade

Natural de Ibirama, cidade do Vale do Itajaí, Lucas Borba é um dos grandes nomes do downhill atualmente. Com o título brasileiro em 2022, o catarinense participou ativamente do projeto para trazer o campeonato de volta para Santa Catarina.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

— Eu já estou muito feliz de estar conseguindo ter essa corrida em Santa Catarina. Já é uma grande vitória. Não é bem “correr em casa”, mas Pomerode é perto, um local que já corri bastante e tenho uma história bem legal nesse lugar também, foi minha primeira medalha de ouro em Jogos Abertos. Tem bastante detalhes por trás que torna a corrida muito especial, a presença de todo o público, da torcida pelos atletas locais… espero dar sempre meu melhor e, lógico, visando sempre o melhor resultado possível. Seria muito gratificante conseguir mais esse título no ano —disse Lucas.

O catarinense de 28 anos é atleta desde 2006 e, no último Brasileiro que teve em Santa Catarina, em 2014, foi quando correu a primeira vez fora da categoria Júnior.

Continua depois da publicidade

— Em 2014 foi meu primeiro ano de Elite e eu me recordo bem. Foi em Balneário Camboriú, eu ganhei a fase classificatória e caí na final. Meu tempo na fase classificatória foi o melhor tempo de todo o campeonato. Corrida é assim — disse.

Neste ano, Lucas já faturou três pódios. O atleta ficou em terceiro lugar em dois circuitos promovidos pela marca Red Bull, no Chile e na Colômbia. E foi campeão em Grenoble, na França, em uma prova local que foi convidado.

— Começamos o ano bem massa. Teve o circuito Red Bull, uma prova global que aconteceu no Chile e Colômbia. É um campeonato de downhill urbano, onde a gente desce por escadarias, vielas, e essas provas tiveram um tamanho bem grande, transmitido pelo RedBull TV e sportv. Foi uma história para o Brasil. A gente não tinha nenhum brasileiro no pódio desse circuito e consegui o feito com o terceiro lugar tanto no Chile, quanto na Colômbia, as duas provas seguidas. Foi bem legal — comenta.

Lucas Borba é multicampeão de downhill
Lucas Borba é multicampeão de downhill – Foto: Jürgen Westermeyer

No currículo, Lucas Borba ainda tem um ouro e dois bronze em Pan-Americano de Downhill, e cinco ouros e uma prata nos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Neste domingo, o catarinense disputa o Campeonato Brasileiro de Downhill, em Pomerode.

Destaques do NSC Total