Dez aves silvestres que eram mantidas em cativeiro foram resgatadas pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA). A ação aconteceu durante uma operação da Semana do Meio Ambiente, no último sábado (7) no bairro Jardim das Camélias, em Lages, na Serra Catarinense

Continua depois da publicidade

Os pássaros estavam presos em gaiolas dentro do porão de uma residência, sem as devidas autorizações do órgão ambiental responsável. 

Segundo a PMSC, as aves pertenciam às espécies Trinca-ferro, Coleirinho, Sabiá-laranjeira, Pintassilgo, Azulão e Canário-da-terra. Sete delas não tinham anilhas de identificação, o que caracteriza criação irregular.

O responsável pelos animais é cadastrado no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SISPASS). 

No entanto, ele afirmou que nove aves do seu plantel teriam escapado, restando apenas uma, devidamente autorizada. Mas, a fiscalização encontrou dez pássaros no local, três deles com anilhas, mas que não pertenciam ao cadastro do criador.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a PMSC, por conta das irregularidades, o homem responderá administrativamente e criminalmente por manter animais silvestres em cativeiro sem permissão legal.

Leia também

Réu por tentar matar ex-namorada com espingarda é julgado 12 anos após crime em Lages

Grave acidente entre carro e caminhão no Paraná mata dois jovens de SC