Um avião pertencente ao governo dos Estados Unidos, que atua em missões especiais e está frequentemente associado à Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta terça-feira (19). As informações são do O Globo.

Continua depois da publicidade

O Boeing 757 sem identificação externa aterrisou na tarde desta terça, e tinha decolagem prevista para 20h25 com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo.

Sem nenhum registro na fuselagem branca, o avião é chamado no mundo militar como C-32B, um modelo modificado do Boeing 757-200. O C-32B é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana, grupo baseado em Nova Jersey.

Normalmente, a função dessa aeronave é transportar equipes de ação rápida do Departamento de Estado, compostas por diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência.

A missão começou nesta segunda (18), partindo de Nova Jersey até Porto Alegre, com escalas em Tampa, na Flórida, e San Juan, em Porto Rico.

Continua depois da publicidade

Autoridades americanas e brasileiras ainda não confirmaram de forma oficial o motivo do desembarque da aeronave. A Força Aérea Brasileira, a Anac e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil foram procurados pelo O Globo e não responderam até a última atualização da reportagem.

O avião, que é apelidado de “Gatekeeper” (“Porteiro”), já foi usado em crises internacionais, como a explosão no porto de Beirute, em 2020, e em eventos como os Jogos Olímpicos.

Leia também

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço na OMC

EUA anuncia que vai analisar “ideologia antiamericana” em redes sociais de candidatos à visto